Filosofia - Textos Diversos V

 

Aprender com Deleuze:

73 - Texto de 2005. René Schérer - Doutor em Filosofia e professor emérito da Universidade Paris VIII.

74 - Seria um postulado de Deleuze: Que a distinção entre o verdadeiro e o falso, tal como é concebida ordinariamente, tal como é aprendida nas escolas, deve ser radicalmente repensada. Pois ela só tem a ver com soluções já dadas ou com problemas parciais, com questões separadas e de pouca importância, cuja resposta exige simplesmente uma conformidade à questão. Pouco importa aprender ou não aprender essas "verdades", adquirir ou não esses saberes. (Se ele soubesse o tanto de besteira que se fala hoje em dia na internet iria mudar de opinião rapidinho).

75 - “A aprendizagem segue a via dos encontros e dos amores e não os métodos de uma pedagogia sempre impotente, ultrapassada pelas paixões. "Não existe método para encontrar os tesouros e muito menos para aprender". Errado.

 

Auguste Comte (Introdução):

76 - Começa com um relato biográfico. Brigou com Deus e o mundo. Inclusive com Saint-Simon, sua primeira admiração.

77 - Quando virou professor: … O curso, no entanto, foi interrompido logo na terceira aula, devido à crise mental sofrida por Comte, à qual se seguiu profunda depressão melancólica. ...

78 - Ideias. Toda a ciência passa pelas fases: teológica, metafísica e positiva.

79 - Segundo Comte, a mentalidade teológica visa a um tipo de compreensão absoluta; o homem, nesse estágio de desenvolvimento, acredita ter posse absoluta do conhecimento. Para além dos limites dos seres sobrenaturais, o homem não coloca qualquer problema, sentindo-se satisfeito na medida em que a possibilidade de recorrer à intervenção das divindades fornece um quadro para compreensão dos fenômenos que ocorrem ao seu redor.

80 - Esse primeiro estágio se subdivide em fetichismo, politeísmo e monoteísmo.

81 - Na metafísica, Deus vira a “natureza íntima” das coisas. É quase isso. Entram as leis e a soberania do povo.

82 - O pensamento positivo não é empirismo puro, mas não se interessa por causas (questões metafísicas) e sim por funções. As leis de funcionamento. Procura de leis imutáveis. Na época moderna, o mesmo procedimento invento reaparece em Bacon (1561 - 1626), Galileu (1564 - 1642) e René Descartes (1596 - 1650), os fundadores da filosofia positiva, para Comte.

83 -  Cada ciência ocupa-se apenas com certo grupo de fenômenos, irredutíveis uns aos outros.

84 - Sonhava com o controle dos industriais. Ver para prever. Em suma, o espírito positivo, segundo Comte, instaura as ciências como investigação do real, do certo e indubitável, do precisamente determinado e do útil.

85 - As ciências não evoluem ao mesmo tempo e jamais atingem a compreensão absoluta dos seus objetos respectivos.

86 - A sociologia é vista por Comte como “o fim essencial de toda a filosofia positiva”. Matemática, astronomia, física, química e biologia atingem o estado positivo antes da sociologia mas, permanecendo adstritas a parcelas do real, não conseguem instaurar a filosofia positiva em sua plenitude. A totalização do saber somente poderia ser alcançada através da sociologia, na qual culminaria a formulação de “um sistema verdadeiramente indivisível, onde toda decomposição é radicalmente artificial ( . . .), tudo relacionando-se com a Humanidade, única concepção completamente universal”.  Sociologia abrangia, em Comte, as de humanas tudo.

87 - Aspecto fundamental da sociologia comteana é a distinção entre a estática e a dinâmica sociais. A primeira estudaria as condições constantes da sociedade; a segunda investigaria as leis de seu progressivo desenvolvimento. A idéia fundamental da estática é a ordem; a da dinâmica, o progresso. Para Comte, a dinâmica social subordina-se à estática, pois o progresso provém da ordem e aperfeiçoa os elementos permanentes de qualquer sociedade : religião, família, propriedade, linguagem, acordo entre poder espiritual e temporal, etc.

88 - Necessidade da Revolução Francesa: … A Revolução não ofereceu, porém, fundamentos para a reorganização da sociedade, por ter sido negativa e metafísica em seus pressupostos.

89 - Quanto à luta contra o capital, pregava a moralização dos capitalistas. Era necessário conservar a propriedade privada. John Stuart Mill curtia Comte. E no Brasil foi um sucesso. No século XX, o entusiasmo pelo positivismo religioso decresceu consideravelmente, mas continuou a existir a Igreja Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro, que permanece atuante ate os dias de hoje.

90 - Por fim, o maluco ainda queria, no fim da vida, firmar uma religião positiva.

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