Filosofia - Textos Diversos V
Aprender com Deleuze:
73 - Texto de 2005. René
Schérer - Doutor em Filosofia e professor emérito da Universidade Paris VIII.
74 - Seria um postulado
de Deleuze: Que a distinção entre o
verdadeiro e o falso, tal como é concebida ordinariamente, tal como é aprendida
nas escolas, deve ser radicalmente repensada. Pois ela só tem a ver com
soluções já dadas ou com problemas parciais, com questões separadas e de pouca
importância, cuja resposta exige simplesmente uma conformidade à questão. Pouco
importa aprender ou não aprender essas "verdades", adquirir ou não
esses saberes. (Se ele soubesse o tanto de besteira que se fala hoje em dia
na internet iria mudar de opinião rapidinho).
75 - “A aprendizagem segue a via dos encontros e dos amores e não os métodos
de uma pedagogia sempre impotente, ultrapassada pelas paixões. "Não existe
método para encontrar os tesouros e muito menos para aprender".
Errado.
Auguste Comte
(Introdução):
76 - Começa com um relato
biográfico. Brigou com Deus e o mundo. Inclusive com Saint-Simon, sua primeira
admiração.
77 - Quando virou
professor: … O curso, no entanto, foi
interrompido logo na terceira aula, devido à crise mental sofrida por Comte, à
qual se seguiu profunda depressão melancólica. ...
78 - Ideias. Toda a
ciência passa pelas fases: teológica, metafísica e positiva.
79 - Segundo Comte, a mentalidade teológica visa a um tipo de compreensão
absoluta; o homem, nesse estágio de desenvolvimento, acredita ter posse
absoluta do conhecimento. Para além dos limites dos seres sobrenaturais, o
homem não coloca qualquer problema, sentindo-se satisfeito na medida em que a
possibilidade de recorrer à intervenção das divindades fornece um quadro para
compreensão dos fenômenos que ocorrem ao seu redor.
80 - Esse primeiro
estágio se subdivide em fetichismo, politeísmo e monoteísmo.
81 - Na metafísica, Deus
vira a “natureza íntima” das coisas. É quase isso. Entram as leis e a soberania
do povo.
82 - O pensamento
positivo não é empirismo puro, mas não se interessa por causas (questões
metafísicas) e sim por funções. As leis de funcionamento. Procura de leis
imutáveis. Na época moderna, o mesmo
procedimento invento reaparece em Bacon (1561 - 1626), Galileu (1564 - 1642) e
René Descartes (1596 - 1650), os fundadores da filosofia positiva, para Comte.
83 - Cada
ciência ocupa-se apenas com certo grupo de fenômenos, irredutíveis uns aos
outros.
84 - Sonhava com o
controle dos industriais. Ver para prever. Em
suma, o espírito positivo, segundo Comte, instaura as ciências como
investigação do real, do certo e indubitável, do precisamente determinado e do
útil.
85 - As ciências não
evoluem ao mesmo tempo e jamais atingem a compreensão absoluta dos seus objetos
respectivos.
86 - A sociologia é vista por Comte como “o fim essencial de toda a
filosofia positiva”. Matemática, astronomia, física, química e biologia atingem
o estado positivo antes da sociologia mas, permanecendo adstritas a parcelas do
real, não conseguem instaurar a filosofia positiva em sua plenitude. A
totalização do saber somente poderia ser alcançada através da sociologia, na
qual culminaria a formulação de “um sistema verdadeiramente indivisível, onde
toda decomposição é radicalmente artificial ( . . .), tudo relacionando-se com
a Humanidade, única concepção completamente universal”. Sociologia abrangia, em Comte, as de
humanas tudo.
87 - Aspecto fundamental da sociologia comteana é a distinção entre a
estática e a dinâmica sociais. A primeira estudaria as condições constantes da
sociedade; a segunda investigaria as leis de seu progressivo desenvolvimento. A
idéia fundamental da estática é a ordem; a da dinâmica, o progresso. Para
Comte, a dinâmica social subordina-se à estática, pois o progresso provém da
ordem e aperfeiçoa os elementos permanentes de qualquer sociedade : religião,
família, propriedade, linguagem, acordo entre poder espiritual e temporal, etc.
88 - Necessidade da
Revolução Francesa: … A Revolução não
ofereceu, porém, fundamentos para a reorganização da sociedade, por ter sido
negativa e metafísica em seus pressupostos.
89 - Quanto à luta contra
o capital, pregava a moralização dos capitalistas. Era necessário conservar a
propriedade privada. John Stuart Mill curtia Comte. E no Brasil foi um sucesso.
No século XX, o entusiasmo pelo
positivismo religioso decresceu consideravelmente, mas continuou a existir a
Igreja Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro, que permanece atuante ate os
dias de hoje.
90 - Por fim, o maluco
ainda queria, no fim da vida, firmar uma religião positiva.
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