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Mostrando postagens de dezembro 28, 2020

Filosofia - Textos Diversos XX - Entrevista com Rorty

  Entrevistas com Rorty : 328 - Neo-pragmático ou pós-analítico.  Rorty não acredita numa correspondência direta entre o pensamento e o mundo –considera-se "antidualista, antiplatônico e antifundacionista" (é contra a idéia de que a filosofia paira acima da história e das práticas sociais e tem a função de fundar o conhecimento). 329 - Diz que nem ele, Dewey e Derrida são relativistas. 330 -  O termo terapia filosófica está associado, em inglês, a Wittgenstein, que era especialista em dizer que muitos dos problemas tradicionalmente discutidos em livros de filosofia simplesmente não precisam ser discutidos. São resultado de uma obsessão neurótica em relação a certos conceitos dispensáveis. Filosofia terapêutica é uma concepção de filosofia onde você tenta se livrar das muletas, da escolástica, das questões cujos temas provocam debates infindáveis e infrutíferos. 331 - Afirma que Dewey é o melhor anti-kantiano e anti-hegeliano. Não Marx. 332 -  É certamente uma possibi...

Filosofia - Textos Diversos XIX - Entrevista com Zigmunt Bauman II

 (continuação...) 320 - Diz que o liberal Stuart Mill queria a diminuição da distância entre mais ricos e mais pobres. Lorde Beveridge também. Dedos e anéis,  Durante a guerra, o governo da Grã-Bretanha criou uma comissão para organizar um programa de bem-estar social (do qual Beveridge era diretor), prevendo que com o fim do conflito haveria milhões de desempregados que não mais aceitariam a sina dos oprimidos.  Ele se dizia um liberal e queria dar um chão firme para o pobre se apoiar e se desenvolver. (...)   Deve haver, portanto, essa garantia do Estado, o que eu chamo de seguro coletivo contra o infortúnio individual. Se isso existe, as pessoas se enchem de coragem e, sem receio de tentar, logo podem tornar-se prósperas. 321 -  Não só a sociologia perde para a literatura quando se quer entender o que faz as pessoas serem o que são, conhecer o que pensam, os dilemas que enfrentam, suas alternativas etc. Muito pouco também se pode aprender sobre isso de e...

Filosofia - Textos Diversos XVIII - Entrevista com Zigmunt Bauman

    Entrevista com Zigmunt Bauman : 311 - Bauman é um dos líderes da chamada "sociologia humanística". Há uma defesa vaga de um tipo de socialismo vago. Ele rejeita a alcunha de profeta da pós-modernidade. Pela descrição da vida pessoal, parece um velhinho muito gente boa. É de 2002 a entrevista, parece. 312 - Diz que, no seu tempo, a salvação pela sociedade era um anseio normal. Infelizmente, o que se ouve agora, como homilias insistentes, é que devemos buscar soluções individuais para problemas produzidos socialmente e sofridos coletivamente. 313 - Sociologia não pode ser uma engenharia a serviço do poder: O livro de sociologia mais influente da época, The structure of social action, de Talcott Parsons, declarava exatamente seu propósito de desvendar os segredos do comportamento humano e de torná-lo previsível, não obstante ser um fato inquestionável que os atos humanos são voluntários; em outras palavras, alardeava a possibilidade de "neutralizar" os efe...

Filosofia - Textos Diversos XVI

  Entrevista com Bento Prado Jr : 290 - Filósofo maior do Brasil segundo uma publicação. Parte desse sucesso se explica pelo fato de que, no mundo superespecializado de hoje, Bento Prado Jr. é um dos poucos que dominam as três vertentes principais da filosofia ocidental: a francesa, a germânica e a anglo-saxônica. O que lhe permite, por exemplo, explicar John Searle para os franceses e Gilles Deleuze para os ingleses. 291 - Um ano depois, estávamos num boteco com Foucault. Ele ainda não tinha publicado "As Palavras e as Coisas", mas estava aqui no Brasil dando o curso sobre os mistos empíricos e transcendentais, "vida", "trabalho" e "linguagem". Estávamos os três na mesa e eu lhe perguntei: "O senhor acha que a noção de 'vida' em Bergson tem um papel transcendental?". Ele me respondeu: "Mas é óbvio que tem". 292 - Organizamos então um projeto de administração paritária da universidade, com a gestão mantida por um...

Filosofia - Textos Diversos XVII - Entrevista com Marilena Chauí

  Entrevista com Marilena Chaui : 296 - Bento Prado Jr. diz que o objeto da especulação, que é a essência da metafísica, é Deus. Por isso Spinoza era um choque, pois foi o primeiro filósofo ateu especulativo, buscava uma verdade, não abdicava desta. Chauí diz que ontologia do necessário não é fatalista, ao contrário de toda a interpretação comum. 297 - Espinosa destrói a concepção de livre-arbítrio sem abrir mão da de liberdade. E a humana é como a divina (e aqui não entendi bem como ele ou todo esse pessoal sabe como é “Deus”), ou seja, somos livres quando nossa ação é determinada por nossas necessidades naturais, da força interna do nosso ser, e não do poderio de causas externas sobre nós. 298 - ...Ou seja, necessidade na verdade não aprisiona a liberdade, sendo, na verdade, meio que a potência da mesma. (Isso me lembra um pouco meu TCC) (Creio que faltou ela responder por que isso não é livre arbítrio). 299 - Diz que Althusser só fazia a remissão de Marx a Espinoza, mas não ia d...

Filosofia - Textos Diversos XV

  Eduardo Sugizaki - Para Uma Leitura Leiga de Nietzsche :                 281 - Nada que não saiba. O texto parece mais uma poesia de adoração à Nietzsche que qualquer outra coisa.   Elvis Vitoriano - Alienação Para Marx e Foucault : 282 - Texto muito curto para um tema tão complexo. O resumo é que, para Foucault, o doente mental também possui consciência da doença que o acomete. Sabe que há duas realidades dentro dele. Portanto, não está alienado.   Émile Durkheim - Divisão do Trabalho Social e Direito : 283 - Observa que nem dá pra dizer muito bem se o direito é quem cria os fenômenos e a solidariedade social ou se, na verdade, se nutre desta. Ovo ou a galinha. 284 - Por que ele está analisando o direito? Mas não podemos conhecer cientificamente as causas senão através dos efeitos que produzem, e, para melhor determinar a sua natureza, a ciência não faz senão escolher de entre es...

Filosofia - Textos Diversos XIV - Milagres, a Historia e a Ciência Uma Análise do Argumento de Hume

  Eduardo Chaves - Milagres, a Historia e a Ciência Uma Análise do Argumento de Hume : 270 - Argumento de Hume contra os milagres:   Seu principal argumento é que, mesmo que milagres sejam possíveis, e ainda que tenham realmente ocorrido, uma pessoa sábia e instruída (ou racional), cujas crenças são proporcionais à evidência existente para estas crenças, nunca terá razões suficientemente fortes para acreditar que tenham ocorrido (2). Em outras palavras, milagres não são impossíveis: são meramente "incríveis". 271 - … Não estarão, contudo, os historiadores seculares agindo arbitrariamente quando aceitam a evidência de que Jesus de Nazaré tenha vivido e não aceitam a evidência de que ele tenha realizado milagres e sido ressuscitado dos mortos, quando a evidência, pelo menos do ponto de vista quantitativo, é basicamente a mesma? Ao não acreditar nos milagres e na ressurreição de Jesus, não estarão eles deixando de ser sábios e racionais, por não proporcionarem suas crenças...

Filosofia - Textos Diversos XIII

  Edmundo Lima de Arruda Jr - Habermas, Pangloss do século XX : 252 - Teoria do agir comunicativo: lº) homens de boa vontade buscam de alguma forma o diálogo para solução de problemas cada vez mais comuns; 2º) se dispõem a se encontrar e se colocar em acordo com algumas regras do jogo; 3º) aceitando que prevalecerá entre eles sempre o melhor argumento, construído dialogicamente, ou seja, numa «discussão livre» na qual os pontos de vista iniciais podem e devem sofrer revisões, durante o embate discursivo; 4º) e que se curvarão diante das consequências das posições assumidas processualmente no debate de idéias e posições políticas, mudando suas formas de agir socialmente. Vê-se desta forma que não se trata de mera utopia, pois Habermas não deixa de afirmar suas intenções práticas. 253 - Mas e os extremos tão grandes (pergunta o texto)? E, entre eles, alguns, principalmente as classes medianas, permanecem no cômodo pessimismo dos que se limitam a contemplar o mundo, ou sobre ele ...

Filosofia - Textos Diversos XII

  Diálogo Entre Foucault e o Marxismo : 236- Althusser foi professor de Foucault e considerava que a ideologia não necessariamente era determinada pela base econômica (e há toda uma discussão, acrescento, sobre se foi bem isso que Marx quis dizer ou não), bem como mudanças econômicas podem não mudar a ideologia. Ocorre que ele defende essa independência da ideologia, segundo o autor, também por um conceito um tanto quanto diferente da coisa: Em outras palavras, a ideologia é formada para Althusser (1980) pelos valores e idéias considerados como sendo naturais na sociedade, apesar de não o serem, ou seja, ideologia é uma representação imaginária das relações humanas com suas condições reais. 237 - Althusser: Lembremos que na teoria marxista, o Aparelho de Estado (AE) compreende o Governo, a Administração, o Exército, a Polícia, os Tribunais, as Prisões, etc., que constituem aquilo a que chamaremos a partir de agora o Aparelho repressivo de Estado. Os aparelhos ideológicos não te...

Filosofia - Textos Diversos XI

  Deleuze Para as Férias : 212 - Nada com nada até agora. 213 - Numa entrevista, coloca que o trabalho do filósofo é “inventar conceitos”... 214 - Aqui finalmente algo concreto, mas tirado aparentemente do cu: “ Nos agenciamentos, há estados de coisas, de corpos, misturas de corpos, ligas, há também enunciados, modos de enunciação, regimes de signos. As relações entre os dois são muito complexas. Por exemplo, uma sociedade não se define por suas forças produtivas e por sua ideologia, mas, antes, por suas “ligas” e seus “vereditos”. As ligas são misturas de corpos praticados, conhecidos, permitidos (há misturas de corpos interditadas, tal como o incesto). Os vereditos são os enunciados coletivos, isto é, as transformações incorporais, instantâneas, que têm curso numa sociedade (por exemplo, “a partir de tal momento tu não és mais uma criança...”) .” Um dia vou tentar ler esse livro, mas sem otimismo. 215 - Torturantes esses textos. Parecem saídos do fabuloso gerador de lero-...