Livro: Paul Krugman - Introdução à Economia (2015) - Parte X
Livro: Paul Krugman - Introdução à Economia (2015) - Parte X Pgs. 323-337: 189 - O capítulo 13 é sobre outras estruturas de mercado, começando por Monopólios. Começa com a grande revelação, para mim, de que diamantes não são tão raros quanto várias outras pedras preciosas segundo os geólogos. Como os "De Beers" têm ou tinham praticamente o monopólio da coisa, controlando quase toda a oferta, tornam o bem artificialmente mais escasso que o normal a fim de fazer parecer a joia mais rara e cobiçada. Reforçando isso com marketing. Enfim, valorizam artificialmente a parada. 190 - Importante : para ser considerado um monopólio, não basta ser um só produtor. Também é requisito que o produto vendido não seja "diferenciado", ou seja, tem que ser um bem insubstituível na opinião dos consumidores do bem. Coca é meio que substituível (tem Pepsi e tal), então é competição oligopolista. Por isso que foi importante tornar o diamante algo "único". Não basta ser dif...