Postagens

Mostrando postagens de maio 27, 2021

Livro: Mankiw, Gregory - Introdução à Economia (2010) XIII

Imagem
Livro: Mankiw, Gregory - Introdução à Economia (2010) XIII Pgs. 361-380: 293 - Capítulo 17 é sobre Oligopólio e, ao contrário de todos os outros três tipos de mercado, demandará teoria dos jogos. (...)  Os oligopolistas se beneficiam quando cooperam e agem como se fossem um monopólio - fabricando uma pequena quantidade de produto e cobrando um preço superior ao custo marginal. Mas, como cada oligopolista se preocupa somente com seu próprio lucro, há fortes incentivos em ação que impedem que um grupo de empresas mantenha os resultados cooperativos. 294 - Começa por um exemplo simples envolvendo duopólio e galões de água. Escala/curva de demanda. O interessante é que o custo de produção total e marginal é zero no exemplo: 295 -  ... Logo... No mercado perfeitamente competitivo (não haveria mercado né? Ao que entendi):  A quantidade de equilíbrio seria de 120 galões. O preço da água refletiria o custo de produção e a quantidade eficiente de água seria produzida e consumida ...

Livro: Mankiw, Gregory - Introdução à Economia (2010) XII

Imagem
                Livro: Mankiw, Gregory - Introdução à Economia (2010) XII Pgs. 341-360: 271 - O capítulo 16 é sobre Competição monopolística. O mercado de livros tem um quê de concorrência, mas... Como cada livro é único, as editoras têm alguma liberdade de escolha quanto ao preço que cobram. Os vendedores desse mercado são formadores de preços, mais que tomadores. E, de fato, o preço dos livros é muito superior ao seu custo marginal...  O mercado editorial não se encaixa no modelo competitivo nem no de monopólio. Mais especificamente, ele é descrito de melhor forma pelo modelo de competição monopolística . ... as indústrias monopolisticamente competitivas são monopolistas em certos aspectos e competitivas em outros . 272 - No Capítulo 15, vimos como as empresas monopolistas podem usar o poder de mercado para manter os preços acima do custo marginal, gerando lucro econômico positivo para a empresa e peso morto para a sociedade . 273 - Dá...

Livro: Mankiw, Gregory - Introdução à Economia (2010) XI

Imagem
               Livro: Mankiw, Gregory - Introdução à Economia (2010) XI Pgs. 311-340: 239 - O capítulo 15 é sobre monopólios. Enquanto uma empresa competitiva é uma tomadora de preços, uma empresa monopolista é uma formadora de preços . (...) O preço de mercado do Wmdows é muitas vezes superior ao seu custo marginal . (...) Os monopólios podem controlar o preço de seus produtos, mas, como os preços elevados reduzem a quantidade que os clientes compram, seus lucros não são ilimitados . Até porque há os "linux" e piratas da vida. 240 -  Um exemplo clássico de poder de mercado que resultou da propriedade de um recurso-chave é o da ,, DeBeers, empresa de diamantes da Africa do Sul. A companhia foi fundada em 1888 por Cecil Rhodes, empresário inglês (e benemérito distribuidor de bolsas de estudo). A DeBeers às vezes controla cerca de 80% da produção mundial de diamantes. Como sua participação no mercado é de menos de 100%, a DeBeers não é exatamen...