Livro: Varian, Hal - Microeconomia (2015) - Parte XXIV
Livro: Varian, Hal - Microeconomia (2015) - Parte XXIV Pgs. 850-871: CAPÍTULO 31 : "Economia comportamental" 747 - Este capítulo vai se basear na psicologia e nos "exemplos de efeitos de contexto", dos quais os marqueteiros tiram proveito. Preços com noventa e nove no final e lojas "chiques" vendendo produtos bem mais caros que outros idênticos em lojas "baratas". 748 - Efeito ancoragem: um exemplo é interessante. Você pagaria por essa garrafa de vinha os últimos dois dígitos de seu "CPF"? Pessoas respondiam. Depois era feita a pergunta: qual o valor máximo que você pagaria por essa garrafa de vinho? Resultados: aqueles cujos dígitos do número de inscrição eram menores ou iguais a 50 dispunham-se a pagar, em média, US$11,62; aqueles cujos dígitos eram superiores a 50 dispunham-se a pagar, em média, US$19,95 . Ou seja, as pessoas se prenderam ao único sinal concreto que viram...