Aulas de Introdução à Psicologia II
Aula_03_Sistemas_e_Teorias_Contemporâneas:
116 - Gestalt vem da
física e é o homem como produto de suas interpretações. A percepção é o foco. Fundado por Max Wertheimer. Homem é enxergado como totalidade • Fez
fortes oposições ao Bahaviorismo.
117 - O homem é capaz de gerir, regular e governar
seu processo de vida. A personalidade, na Gestalt, não tem partes
específicas e é constituída de processos.
118 - • Deseja liberdade e assume responsabilidades
e riscos • A experiência é a forma mais completa de conseguir conhecimento • Os
erros são considerados úteis para adquirir conhecimento.
119 - Estuda distorções
perceptivas e faz trabalhos em grupo. Usa muito as “figuras-fundo”.
120 - Estuda o
comportamento e aprendizagem dos macacos e generaliza aos homens.
121- Cada pessoa forma
seus símbolos próprios.
122 - Gestalt e doença: •
Psicopatologia é não conseguir governar seu processo de vida • Incapaz de
interações e relacionamentos adequados às suas necessidades • Distúrbios na
percepção, aprendizagem e resolução de problemas • Desrespeito às diferenças •
Perceber o outro como fundo (somente os valores, papéis, os bens) • Perceber o
outro como um instrumento sem essência.
123 - Critica-se que há
pouco trabalho experimental e muitas inferências.
124 - Psicologia
cognitiva. Tem a ver com a ida dos gestaltistas para os EUA. Fusão do Behaviorismo, Gestalt e Psicologia
Humanista. Estudo agora é do comportamento e da mente. Personalidade formada pela interação do indivíduo com o meio social.
125 - O foco inicial é
nos processos conscientes. Após (pelo que entendi), desenvolvimento de idéias sobre processos emocionais e inconscientes.
126 - Se propõe a ser
interdisciplinar.
127 - Resgate de um papel ativo do indivíduo na
construção (parcial) de seu ambiente não reage mecanicamente - rompe a modelo
S-R.
128 - As representações
do mundo guiam as percepções.
129- Interação de processos
consciente e inconscientes.
130 - • Está centrada em
crenças, idéias e cognições • Auto-conceito. Etc.
131 - A dinâmica da
personalidade me lembra Piaget: • Pessoa em contato com o meio e a situação; •
Esquemas e papéis aprendidos e desenvolvidos; • As informações são
decodificadas, analisadas e os comportamentos ocorrem; • Roteiros e mapas
mentais determinam o funcionamento pessoal.
132 - Doenças na
psicologia cognitiva: • Roteiros e mapas mentais ineficazes • Crenças danosas •
Formação de autoconceito pessimista • Déficit cognitivo ou nos processos de
aprendizagem • Ausência de interações sociais compatíveis com as aspirações •
Processos linguísticos falhos • Desajuste social • Incoerência entre fazer,
agir, pensar.
133 - Resolução de Problemas - experts aprendem
protocolos de resolução de problemas a partir de treinamento e experiência
prévios.
Aula_04_Processos_Básicos_Percepção:
134 - O mundo externo é cercado de estímulos e muitos não conseguimos perceber. • Temos
necessidade de selecionar e organizar esses estímulos. • A seleção desses
estímulos é um processo não aleatório e depende de uma série de princípios: 1.
Estado motivacional ou a receptividade do estímulo. 2. Manutenção da
consistência cognitiva. 3. Necessidade de compreender ou “dar sentido” ao
percebido. 4. Familiaridade do estímulo. 5. Fatores externos ou características
dos estímulos. 6. Tempo de exposição ao estímulo.
135 - A sensação é a
simples experiência dos estímulos, sendo que a percepção pressupõe a formação
de significados sobre eles.
136 - Processamento de
informações: • Atenção Seletiva:
filtramos as informações com significado pessoal • Codificação: enquadre da
informação em nossos esquemas de classificação • Armazenagem /retenção: papel
da memória na manutenção dos registros • Recuperação: acesso a informações
armazenadas • Julgamento: fechamento do processo - é fruto das etapas anteriores.
137 - Todas as características do percebedor
(experiências passadas, necessidades e motivos, personalidade, valores e
atitudes) influem no fenômeno observado. Quase sempre os processos perceptivos
estão fortemente ligados às crenças das pessoas que percebem o fenômeno.
138 - “Tendemos a selecionar diversos objetos,
sons e eventos externos que sejam mais intensos, de maior tamanho, que
contrastem com o fundo, que estejam próximos entre si, que sejam repetitivos,
que sejam novos ou extremamente familiares.”
139 - Dissonância
cognitiva: “Estado de tensão, de
desconforto que motiva a busca de resolução da incoerência”. Ocorre:
•Incoerência lógica •Incoerência entre uma cognição e um comportamento ou entre
dois comportamentos •Desconfirmação de uma expectativa firmemente estabelecida
Redução: •Diminuição da Importância dos elementos dissonantes •Colocação
de elementos consonantes •Modificando um dos elementos dissonantes para acabar
a incompatibilidade.
140 - Distorções
cognitivas: “De modo semelhante a objetos
ou sons, nossa percepção também está sujeita a uma série de distorções e
ilusões.”
• Estereotipagem: Usar uma impressão padronizada de um grupo de pessoas
para influenciar a nossa percepção de um
indivíduo em particular; • Efeito-halo: Consiste em deixar que uma
característica de um indivíduo ou grupo encubra todas as demais características
daquele indivíduo ou grupo; • Expectativa: Um outro fator que pode influenciar
prontamente a percepção social trata das nossas expectativas sobre o que iremos
ver ou ouvir: • Profecia auto-realizada • Percepção seletiva • Projeção •
Defesa Perceptiva.
Aula_05_Processos_Básicos_Emoções:
141 - A complexidade da
emoção: • Subjetividade; • Naturalidade; • Familiaridade; • Relação com a
memória; • Mecanismos lingüísticos; • Diversidades culturais; • Processos
fisiológicos.
142 - Órgãos do sistema
límbico, a parte profunda do cérebro e que cuida das emoções: Gravador O hipocampo grava memórias que
depois são arquivadas em toda a massa cinzenta. A gravação sai melhor ou pior
conforme a quantidade de moléculas produtoras de sentimentos – fixadores de
recordação. A substância do medo as vezes tem efeito oposto – o hipocampo pode
fazer um episódio aterrorizante ser esquecido
143 - Gerador de Sentimento A amigdala cerebral –
parte do sistema límbico –é a principal produtora das emoções.
144 - Ansiosos,
deprimidos, estressados e cansados têm dificuldade para manter a concentração e
acabam deixando passar muita coisa.
145 - As aquisições são
processadas no hipocampo (ele que memoriza a parada e passa pro córtex, as
memórias ficam lá espalhadas).
146 - Nos últimos três
meses da gravidez, há pesquisadores que acham que o feto já percebe muito do
que acontece ao redor. O afeto é criado aos quatro meses, dizem. Aos seis, ele
poderia talvez apreciar música e se acostumar com a linguagem, dizem. Já chora
e quase sorri. Sente gosto e cheiro. Aos dois meses, já tem sensibilidade nos
pés e mãos.
147 - Antes se achava que
as emoções sempre atrapalhavam a razão. Hoje, há uma perspectiva mais moderna: As emoções são adaptações bem projetadas, ou
seja, passíveis de reprogramação, que atuam em harmonia com o intelecto, sendo
indispensáveis ao funcionamento da mente (Pinker, 1998).
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