Aulas de Introdução à Psicologia II

 

Aula_03_Sistemas_e_Teorias_Contemporâneas:

116 - Gestalt vem da física e é o homem como produto de suas interpretações. A percepção é  o foco.  Fundado por Max Wertheimer.  Homem é enxergado como totalidade • Fez fortes oposições ao Bahaviorismo.

117 - O homem é capaz de gerir, regular e governar seu processo de vida. A personalidade, na Gestalt, não tem partes específicas e é constituída de processos.

118 - • Deseja liberdade e assume responsabilidades e riscos • A experiência é a forma mais completa de conseguir conhecimento • Os erros são considerados úteis para adquirir conhecimento.

119 - Estuda distorções perceptivas e faz trabalhos em grupo. Usa muito as “figuras-fundo”.

120 - Estuda o comportamento e aprendizagem dos macacos e generaliza aos homens.

121- Cada pessoa forma seus símbolos próprios.

122 - Gestalt e doença: • Psicopatologia é não conseguir governar seu processo de vida • Incapaz de interações e relacionamentos adequados às suas necessidades • Distúrbios na percepção, aprendizagem e resolução de problemas • Desrespeito às diferenças • Perceber o outro como fundo (somente os valores, papéis, os bens) • Perceber o outro como um instrumento sem essência.

123 - Critica-se que há pouco trabalho experimental e muitas inferências.

124 - Psicologia cognitiva. Tem a ver com a ida dos gestaltistas para os EUA. Fusão do Behaviorismo, Gestalt e Psicologia Humanista. Estudo agora é do comportamento e da mente. Personalidade formada pela interação do indivíduo com o meio social.

125 - O foco inicial é nos processos conscientes. Após (pelo que entendi), desenvolvimento de idéias sobre processos emocionais e inconscientes.

126 - Se propõe a ser interdisciplinar.

127 - Resgate de um papel ativo do indivíduo na construção (parcial) de seu ambiente não reage mecanicamente - rompe a modelo S-R.

128 - As representações do mundo guiam as percepções.

129-  Interação de processos consciente e inconscientes.

130 - • Está centrada em crenças, idéias e cognições • Auto-conceito. Etc.

131 - A dinâmica da personalidade me lembra Piaget: • Pessoa em contato com o meio e a situação; • Esquemas e papéis aprendidos e desenvolvidos; • As informações são decodificadas, analisadas e os comportamentos ocorrem; • Roteiros e mapas mentais determinam o funcionamento pessoal.

132 - Doenças na psicologia cognitiva: • Roteiros e mapas mentais ineficazes • Crenças danosas • Formação de autoconceito pessimista • Déficit cognitivo ou nos processos de aprendizagem • Ausência de interações sociais compatíveis com as aspirações • Processos linguísticos falhos • Desajuste social • Incoerência entre fazer, agir, pensar.

133 - Resolução de Problemas - experts aprendem protocolos de resolução de problemas a partir de treinamento e experiência prévios.

 

Aula_04_Processos_Básicos_Percepção:

134 - O mundo externo é cercado de estímulos  e muitos não conseguimos perceber. • Temos necessidade de selecionar e organizar esses estímulos. • A seleção desses estímulos é um processo não aleatório e depende de uma série de princípios: 1. Estado motivacional ou a receptividade do estímulo. 2. Manutenção da consistência cognitiva. 3. Necessidade de compreender ou “dar sentido” ao percebido. 4. Familiaridade do estímulo. 5. Fatores externos ou características dos estímulos. 6. Tempo de exposição ao estímulo.

135 - A sensação é a simples experiência dos estímulos, sendo que a percepção pressupõe a formação de significados sobre eles.

136 - Processamento de informações: • Atenção Seletiva: filtramos as informações com significado pessoal • Codificação: enquadre da informação em nossos esquemas de classificação • Armazenagem /retenção: papel da memória na manutenção dos registros • Recuperação: acesso a informações armazenadas • Julgamento: fechamento do processo - é fruto das etapas anteriores.

137 - Todas as características do percebedor (experiências passadas, necessidades e motivos, personalidade, valores e atitudes) influem no fenômeno observado. Quase sempre os processos perceptivos estão fortemente ligados às crenças das pessoas que percebem o fenômeno.

138 - “Tendemos a selecionar diversos objetos, sons e eventos externos que sejam mais intensos, de maior tamanho, que contrastem com o fundo, que estejam próximos entre si, que sejam repetitivos, que sejam novos ou extremamente familiares.”

139 - Dissonância cognitiva: “Estado de tensão, de desconforto que motiva a busca de resolução da incoerência”. Ocorre: •Incoerência lógica •Incoerência entre uma cognição e um comportamento ou entre dois comportamentos •Desconfirmação de uma expectativa firmemente estabelecida

Redução: •Diminuição da Importância dos elementos dissonantes •Colocação de elementos consonantes •Modificando um dos elementos dissonantes para acabar a incompatibilidade.

140 - Distorções cognitivas: “De modo semelhante a objetos ou sons, nossa percepção também está sujeita a uma série de distorções e ilusões.”

Estereotipagem: Usar uma impressão padronizada de um grupo de pessoas para influenciar a nossa percepção  de um indivíduo em particular; • Efeito-halo: Consiste em deixar que uma característica de um indivíduo ou grupo encubra todas as demais características daquele indivíduo ou grupo; • Expectativa: Um outro fator que pode influenciar prontamente a percepção social trata das nossas expectativas sobre o que iremos ver ou ouvir: • Profecia auto-realizada • Percepção seletiva • Projeção • Defesa Perceptiva.


Aula_05_Processos_Básicos_Emoções:

141 - A complexidade da emoção: • Subjetividade; • Naturalidade; • Familiaridade; • Relação com a memória; • Mecanismos lingüísticos; • Diversidades culturais; • Processos fisiológicos.

142 - Órgãos do sistema límbico, a parte profunda do cérebro e que cuida das emoções: Gravador O hipocampo grava memórias que depois são arquivadas em toda a massa cinzenta. A gravação sai melhor ou pior conforme a quantidade de moléculas produtoras de sentimentos – fixadores de recordação. A substância do medo as vezes tem efeito oposto – o hipocampo pode fazer um episódio aterrorizante ser esquecido

143 - Gerador de Sentimento A amigdala cerebral – parte do sistema límbico –é a principal produtora das emoções.

144 - Ansiosos, deprimidos, estressados e cansados têm dificuldade para manter a concentração e acabam deixando passar muita coisa.

145 - As aquisições são processadas no hipocampo (ele que memoriza a parada e passa pro córtex, as memórias ficam lá espalhadas).

146 - Nos últimos três meses da gravidez, há pesquisadores que acham que o feto já percebe muito do que acontece ao redor. O afeto é criado aos quatro meses, dizem. Aos seis, ele poderia talvez apreciar música e se acostumar com a linguagem, dizem. Já chora e quase sorri. Sente gosto e cheiro. Aos dois meses, já tem sensibilidade nos pés e mãos.

147 - Antes se achava que as emoções sempre atrapalhavam a razão. Hoje, há uma perspectiva mais moderna: As emoções são adaptações bem projetadas, ou seja, passíveis de reprogramação, que atuam em harmonia com o intelecto, sendo indispensáveis ao funcionamento da mente (Pinker, 1998).

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