Aulas de Introdução à Psicologia I
Aula_01_A_Formação_da_Psicologia_Científica:
91 - As principais influências são de Sócrates, Platão e Aristóteles que
fizeram perguntas fundamentais sobre a vida mental: O que é a consciência? O
que é racionalidade? Sonho? Para Aristóteles a psicologia é a teoria da alma e
baseia-se nos conceitos de alma (psykhé) e intelecto (noûs). Se viam as voltas
com os mesmos problemas que os psicólogos atuais: a memória, a aprendizagem, a
motivação, a percepção, os sonhos e o sono, o comportamento anormal, etc.
92 - René Descartes: Principais contribuições: concepção
mecanicista do corpo, a noção da ação reflexa, a teoria da interação
mente-corpo e a localização das funções mentais no cérebro.
93: Locke: livro em
branco. Tudo vem da experiência. Ideias simples podem advir da sensação e
reflexão., mas só esta última gera as complexas, combinando as simples. As qualidades primárias X qualidades
secundárias. Primárias: inerentes, existem de qualquer modo (altura de um
prédio, etc). Secundárias: dependem da percepção e de quem percebe (cor, etc).
94 - Hume escreveu
tratado sobre a natureza humana. Impressões:
básicas assemelhando-se a sensação e a percepção na terminologia atual. Idéias:
experiências mentais que temos na ausência de objetos estimulantes (imagem).
95 - Stuart Mill: foi
treinado intelectualmente de forma precoce pelo pai. Colapsou e as porra.
Idéias complexas > soma das simples. O
casamento deve ser mais uma parceria entre iguais do que uma relação de senhor
- escrava; (essa posição foi criticada por Freud em carta).
96 - Wilhelm Wundt: Fundou o primeiro laboratório experimental
de Psicologia do Mundo, das WundtLaboratorium (1879). Fundou também a
primeira revista de psicologia e fez estudos sobre tempo de reação e
comportamento.
97 - Willian James:
professor de psicologia em 1876. No livro
Pragmatismo: um nome novo para velhas formas de pensar (1907), William James
sustentou que o significado das idéias só se encontra no plano de suas
conseqüências. Se não há efeitos, é porque estas idéias não têm sentido.
98 - Em 1888, James
Mckeen Cattellfoi nomeado o 1º professor titular de psicologia do mundo.
99 - As primeiras escolas
foram o estruturalismo e o funcionalismo.
Aula_02_Sistemas_e_Teorias_Clássicas:
100 - Estruturalismo • Análise das estruturas mentais para
descrever as análises das estruturas mentais. • Fundado por E. B. Titchhener.
101 - Funcionalismo • Estudo de como a mente opera para que um
organismo possa se adaptar e funcionar em seu ambiente. • Fundado por Willian
James.
102 - Freud: Comportamento é explicado por forças
intra-psíquicas. Método análise individual - Cura pelas palavras.
103 - O superego briga
com o ID e tem a ver com autocontrole. Surge
das regras de condutas ensinadas pelos pais e sociedade.
104 - O ego seria a razão,
a mediação entre as duas instâncias, o ID gerando energia psíquica a ser
reprimida pelo superego. O ego opera segundo o princípio da realidade.
105 - O inconsciente
teria o ID e boa parte do superego.
106 - Tem a coisa do
oral, anal (treinamento do esfincter), fálico e genital.
107 - Tem a coisa da
pessoa neurótica, psicótica e perversa.
108 - A neurose viria de
experiências infantis negativas. Traumas inconscientes gerados pela ação de
pulsões inconscientes que não interpretadas pelo consciente. A maior
causadora de conflitos e traumas era a sexualidade. E tem a parado do
complexo de Édipo.
109 - Ansiedade: Sempre que o EGO é submetido a uma pressão
muito grande, resulta em ansiedade • É a forma psicopatológica básica • É a
força indutora de tensão • Motiva o indivíduo a agir para reduzir a tensão.
110 - TIPOS DE ANSIEDADE:
A- OBJETIVA - Perigos concretos. B-
NEURÓTICA - Perigos potenciais inerentes a gratificação instintual. C- MORAL -
Quando o indivíduo realiza ou mesmo pensa em realizar algum ato contrário ao
conjunto de valores morais da
consciência.
111 - Fundadores do
behaviorismo (homem como produto do meio): John B. Watson • Ivan Pavlov • B. F.
Skinner.
112 - Foco na
aprendizagem e que foi ampliado para o marketing. Metodologia de estudos
científica, experimentos com animais.
113 - A personalidade é adquirida e mantida a
partir dos reforços. • Existem reforços positivos e negativos. • Positivos -
alimento, água, o sexo, dinheiro (primários), atenção, aprovação, afeição (secundários ou
condicionados). • Negativo - calor ou frio excessivos, choques elétricos
(primários), e aulas entediantes, grosseria e multas (condicionados).
114 - A personalidade é
moldável para adaptação a um meio. É fruto da padronização de comportamentos em
um dado ambiente (ideias interagem com este).
115 - Doença para o
behaviorismo: Falhas ao aprender a
resposta, ou aprender uma resposta desajustadora. • A patologia se baseia na
aprendizagem inadequada. Não é bem uma doença, só não respondem a estímulos
apropriados. • O comportamento anormal é
uma falha em exibir uma resposta apropriada. Tudo depende de mudar a resposta, alterar a
coisa “resposta-estímulo”.
.
Comentários
Postar um comentário