Aulas de Introdução à Psicologia I

 

Aula_01_A_Formação_da_Psicologia_Científica:

91 - As principais influências são de Sócrates, Platão e Aristóteles que fizeram perguntas fundamentais sobre a vida mental: O que é a consciência? O que é racionalidade? Sonho? Para Aristóteles a psicologia é a teoria da alma e baseia-se nos conceitos de alma (psykhé) e intelecto (noûs). Se viam as voltas com os mesmos problemas que os psicólogos atuais: a memória, a aprendizagem, a motivação, a percepção, os sonhos e o sono, o comportamento anormal, etc.

92 - René Descartes: Principais contribuições: concepção mecanicista do corpo, a noção da ação reflexa, a teoria da interação mente-corpo e a localização das funções mentais no cérebro.

93: Locke: livro em branco. Tudo vem da experiência. Ideias simples podem advir da sensação e reflexão., mas só esta última gera as complexas, combinando as simples. As qualidades primárias X qualidades secundárias. Primárias: inerentes, existem de qualquer modo (altura de um prédio, etc). Secundárias: dependem da percepção e de quem percebe (cor, etc).

94 - Hume escreveu tratado sobre a natureza humana. Impressões: básicas assemelhando-se a sensação e a percepção na terminologia atual. Idéias: experiências mentais que temos na ausência de objetos estimulantes (imagem).

95 - Stuart Mill: foi treinado intelectualmente de forma precoce pelo pai. Colapsou e as porra. Idéias complexas > soma das simples. O casamento deve ser mais uma parceria entre iguais do que uma relação de senhor - escrava; (essa posição foi criticada por Freud em carta).

96 - Wilhelm Wundt: Fundou o primeiro laboratório experimental de Psicologia do Mundo, das WundtLaboratorium (1879). Fundou também a primeira revista de psicologia e fez estudos sobre tempo de reação e comportamento.

97 - Willian James: professor de psicologia em 1876. No livro Pragmatismo: um nome novo para velhas formas de pensar (1907), William James sustentou que o significado das idéias só se encontra no plano de suas conseqüências. Se não há efeitos, é porque estas idéias não têm sentido.

98 - Em 1888, James Mckeen Cattellfoi nomeado o 1º professor titular de psicologia do mundo.

99 - As primeiras escolas foram o estruturalismo e o funcionalismo.

 

Aula_02_Sistemas_e_Teorias_Clássicas:

100 - Estruturalismo • Análise das estruturas mentais para descrever as análises das estruturas mentais. • Fundado por E. B. Titchhener.

101 - Funcionalismo • Estudo de como a mente opera para que um organismo possa se adaptar e funcionar em seu ambiente. • Fundado por Willian James.

102 - Freud: Comportamento é explicado por forças intra-psíquicas. Método análise individual - Cura pelas palavras.

103 - O superego briga com o ID e tem a ver com autocontrole. Surge das regras de condutas ensinadas pelos pais e sociedade.

104 - O ego seria a razão, a mediação entre as duas instâncias, o ID gerando energia psíquica a ser reprimida pelo superego. O ego opera segundo o princípio da realidade.

105 - O inconsciente teria o ID e boa parte do superego.

106 - Tem a coisa do oral, anal (treinamento do esfincter), fálico e genital.

107 - Tem a coisa da pessoa neurótica, psicótica e perversa.

108 - A neurose viria de experiências infantis negativas. Traumas inconscientes gerados pela ação de pulsões inconscientes que não interpretadas pelo consciente.  A maior causadora de conflitos e traumas era a sexualidade. E tem a parado do complexo de Édipo.

109 - Ansiedade: Sempre que o EGO é submetido a uma pressão muito grande, resulta em ansiedade • É a forma psicopatológica básica • É a força indutora de tensão • Motiva o indivíduo a agir para reduzir a tensão.

110 - TIPOS DE ANSIEDADE: A- OBJETIVA - Perigos concretos. B- NEURÓTICA - Perigos potenciais inerentes a gratificação instintual. C- MORAL - Quando o indivíduo realiza ou mesmo pensa em realizar algum ato contrário ao conjunto de  valores morais da consciência.

111 - Fundadores do behaviorismo (homem como produto do meio): John B. Watson • Ivan Pavlov • B. F. Skinner.

112 - Foco na aprendizagem e que foi ampliado para o marketing. Metodologia de estudos científica, experimentos com animais.

113 - A personalidade é adquirida e mantida a partir dos reforços. • Existem reforços positivos e negativos. • Positivos - alimento, água, o sexo, dinheiro (primários), atenção,  aprovação, afeição (secundários ou condicionados). • Negativo - calor ou frio excessivos, choques elétricos (primários), e aulas entediantes, grosseria e multas (condicionados).

114 - A personalidade é moldável para adaptação a um meio. É fruto da padronização de comportamentos em um dado ambiente (ideias interagem com este).

115 - Doença para o behaviorismo: Falhas ao aprender a resposta, ou aprender uma resposta desajustadora. • A patologia se baseia na aprendizagem inadequada. Não é bem uma doença, só não respondem a estímulos apropriados. • O comportamento anormal é uma falha em exibir uma resposta apropriada.  Tudo depende de mudar a resposta, alterar a coisa “resposta-estímulo”.

.

Comentários