Filosofia - Textos Diversos III
Althusser - Sobre Brecht
e Marx:
48 - Texto de 1968.
49 - A filosofia e o teatro são fundamentalmente determinados pela política,
e, contudo, fazem todos seus esforços para eclipsar essa determinação, para
negar essa determinação, para fingir que escapam à política.
50 - Coloca que Marx e
Brecht deixaram claro que a filosofia e o teatro que se dizem apolítico fazem
sim política.
51 - Tudo isso não
significa identidade entre teatro/filosofia e política. Trata-se de influência.
52 - Faz uma série de
comentários técnicos sobre teatro dos quais não entendo muito.
Alvaro
Bianchi - Lenin e a Filosofia, Notas Para Uma Leitura Metodológica:
53 - A ortodoxia marxista
para Lukacs estaria no método. O análise da “unidade concreta do todo” contra o
fetichismo das formas econômicas e reificação das relações sociais.
54 - Enfim, a totalidade
concreta seria a categoria fundamental da realidade. Lukács afirma ser o marxismo a teoria que, “pela sua essência, não é
mais do que a expressão pensada do próprio processo revolucionário.
55 - Coloca que Plekhanov
já defendia essa contestável teoria desde antes de Lukács.
56 - Acusa Stálin de ter
usado a promoção de Lênin a filósofo (por Lukács), como o marxismo da era do
imperialismo, para defender a teoria do socialismo em um só país, rejeitada,
segundo Bianchi, por Marx e Engels. Era um suposto filósofo do materialismo
dialético que atualizou o marxismo sem negá-lo, Lênin.
57 - Lênin: recusava a neutralidade axiológica dos
chamados objetivistas sem recusar, entretanto, o objetivismo como método.
58 - Lênin e o
conhecimento engajado marxista que horrorizou os teóricos da neutralidade
axiológica: O conhecimento científico
(marxista) da realidade é, portanto, um conhecimento engajado na medida em que
se constrói revelando aquilo que a ideologia burguesa tende a ocultar: a
relação existente entre as classes sociais.
59 - Um dos princípios da dialética para Lênin era o de que não existia verdade abstrata, mas apenas a concreta (e o texto diz, em rodapé, que isso não veio de Hegel, mas de Plekhanov etc.). As fórmulas políticas abstratas e universais são sempre falsas para Lenin, que insistia em sua polêmica com Rosa Luxemburgo na necessidade de rejeitar soluções universais para problemas políticos concretos.
(continua...)
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