Filosofia - Textos Diversos III

 

Althusser - Sobre Brecht e Marx:

48 - Texto de 1968.

49 - A filosofia e o teatro são fundamentalmente determinados pela política, e, contudo, fazem todos seus esforços para eclipsar essa determinação, para negar essa determinação, para fingir que escapam à política.

50 - Coloca que Marx e Brecht deixaram claro que a filosofia e o teatro que se dizem apolítico fazem sim política.

51 - Tudo isso não significa identidade entre teatro/filosofia e política. Trata-se de influência.

52 - Faz uma série de comentários técnicos sobre teatro dos quais não entendo muito.

 

                Alvaro Bianchi - Lenin e a Filosofia, Notas Para Uma Leitura Metodológica:

53 - A ortodoxia marxista para Lukacs estaria no método. O análise da “unidade concreta do todo” contra o fetichismo das formas econômicas e reificação das relações sociais.

54 - Enfim, a totalidade concreta seria a categoria fundamental da realidade. Lukács afirma ser o marxismo a teoria que, “pela sua essência, não é mais do que a expressão pensada do próprio processo revolucionário.

55 - Coloca que Plekhanov já defendia essa contestável teoria desde antes de Lukács.

56 - Acusa Stálin de ter usado a promoção de Lênin a filósofo (por Lukács), como o marxismo da era do imperialismo, para defender a teoria do socialismo em um só país, rejeitada, segundo Bianchi, por Marx e Engels. Era um suposto filósofo do materialismo dialético que atualizou o marxismo sem negá-lo, Lênin.

57 - Lênin: recusava a neutralidade axiológica dos chamados objetivistas sem recusar, entretanto, o objetivismo como método.

58 - Lênin e o conhecimento engajado marxista que horrorizou os teóricos da neutralidade axiológica: O conhecimento científico (marxista) da realidade é, portanto, um conhecimento engajado na medida em que se constrói revelando aquilo que a ideologia burguesa tende a ocultar: a relação existente entre as classes sociais.

59 - Um dos princípios da dialética para Lênin era o de que não existia verdade abstrata, mas apenas a concreta (e o texto diz, em rodapé, que isso não veio de Hegel, mas de Plekhanov  etc.). As fórmulas políticas abstratas e universais são sempre falsas para Lenin, que insistia em sua polêmica com Rosa Luxemburgo na necessidade de rejeitar soluções universais para problemas políticos concretos.

(continua...)

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