Econ - Ricardo Luis Chaves Feijó - Repensando a Revolução (Aspas) Marginalista III
(continuação...)
150 - Eles estavam inseridos em contextos culturais muito distintos, ligados a raízes filosóficas inteiramente díspares: o utilitarismo na Inglaterra, a filosofia aristotélica na Áustria e a filosofia cartesiana na Suíça. O neokantismo não influenciou muito Menger, afirma.
151 - Leon Walras seguiu o pai em sendo também um reformador social. Suas idéias sociais tinham afinidades com as de Mill, Henry George e os fabianos. Ele clamava pela nacionalização das terras - o Estado deveria comprá-las de seus proprietários. Queria que a renda da terra substituísse os impostos. (...) Screpanti (1995, p.170) diz que Walras era a favor de um moderado reformismo socioeconómico, misturando liberalismo com intervenção do Estado. Ele considerou a si mesmo um "socialista científico". Entre as medidas intervencionistas que defendia consta também a nacionalização dos monopólios naturais, a intervenção das autoridades monetárias para estabilizar os preços e o controle sobre o mercado de capitais.
152 - As coisas adquirem valor, não pela vontade do homem, mas por serem úteis e raras, isto é, limitadas em quantidade - cf. Walras (1996, p.45). Não se conhece de onde Walras tenha buscado inspiração para a crença de que na teoria pura seria possível modelar os preços como se fossem fenômenos naturais sujeitos a regularidades análogas as das leis físicas. Blaug fala da influência da filosofia cartesiana. Mas o fato de Walras ter estudado engenharia no passado, antes de se tornar economista, talvez tenha incutido nele a necessidade de se buscar uma semelhança formal com a f ísica.
153 - O utilitarismo de Jevons já tem mais uma base psicológica. Dor e prazer e maximização da utilidade.
154 - Menger: Do romantismo, ele extrai a visão de ignorância do agente e de informação incompleta, dando um papel de relevo ao conceito de expectativa. Isto o leva a rejeitar veementemente a hipótese de conhecimento perfeito dos agentes e a idéia de homo economicus, hipótese presente no modelo de Walras. (...) A crença na essência imutável do homem também aproxima a epistemologia e a visão de sociedade mengerianas da concepção de Aristóteles
155 - Para Menger, matemática levava a sentenças arbitrárias. (...) Em carta a Walras, de fevereiro de 1884, escreveu que o método matemático é errado.
(continua...)
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