Econ - Oskar Lange X Von Hayek
Oskar Lange X Von Hayek:
73 - Texto de Elias Jabbour. Eu nem sabia quando peguei.
74 - A essência do materialismo histórico encontra-se na demonstração de que as leis e categorias da Economia Política não são imutáveis como as leis da natureza, mas sim o resultado das relações econômicas entre os homens no curso do processo social de produção, distribuição e troca dos meios materiais.
75 - Lange: Suas mais importantes elaborações foram publicadas inicialmente em duas partes em 1936 sob o título On the Economic Theory of Socialism. Posteriormente, em 1938 – em parceria com Fred Taylor – a transformou em livro sob o mesmo título. Afirma que Abba Lerner também participou do debate ao lado de Oskar. Fabricaram: um teorema que alcançou o surpreendente resultado onde um sistema socialista mediado pela planificação central e munido de um sistema de preços como referência à alocação de recursos poderia obter um ótimo resultado econômico semelhante ao obtido nos teoremas econométricos de Arrow Abreu.
76 - A premissa do modelo deles - uma espécie de socialismo de mercado: o poder proletário deve se ocupar em princípio somente com a socialização dos meios de produção essenciais ao funcionamento da economia. … a propriedade privada em pequena escala na indústria e na agricultura é parte essencial no processo de acumulação socialista.
77 - Se diz que o stalinismo e afins interditaram ou esconderam esses debates. Não dá fontes de tal consideração.
78 - A ideia seria simular o mecanismo de preços do mercado. Tarefas da Comissão de Planejamento Central: a) ajustar os preços dos meios de produção de acordo com a oferta e a demanda; b) distribuir os ganhos sociais utilizando as reservas das empresas estatais; e c) apesar de seu poder, a Comissão – como na China – não tem poder sobre o que e como se vai produzir.
79 - Os outros dois níveis que compõem a economia ficam com o resto pelo que entendi: o nível intermediário ocupado pelos departamentos de administração das indústrias, responsáveis pela determinação de vários setores da produção; e 3) no plano inferior estão as empresas estatais, a permitida propriedade privada em setores não-estratégicos e as famílias.
80 - Opinião de Elias Jabbour: Ao elaborar, divulgar e ter a elaboração acima colocada em prática e adaptada à realidade chinesa, Oskar Lange pode ser colocado ao lado de pensadores como A. Gramsci, M. Kalekci, I. Rangel, M. Dobb e outros no panteão dos maiores cientistas sociais marxistas do século XX.
81 - Anti-Duhring: “A utilidade que apresentam todos os bens de consumo, comparada entre si e a consideração inerente à quantidade de trabalho para produzi-los, será os fatores que determinarão o plano” (5). Em poucas palavras, Engels suscita a solução do problema. Solução esta trabalhada em demasia por Oskar Lange.
82 - Essa mágica faltou explicar: Ao levar às últimas conseqüências o processo de acumulação descrito acima, chega-se ao ponto em que a produtividade marginal do capital chegaria a zero (7). A lei da oferta e da procura e a lei do valor perderiam razão de existir na medida em que a produção de cada mercadoria se elevaria a ponto de as quantidades marginais de trabalho empregadas na obtenção de diferentes mercadorias se igualarem à razão auferida das utilidades marginais e de preços destas mercadorias. Observação: (7) A redução da quantidade marginal a zero é produto da ação da propriedade social dos meios de produção e do planejamento.
.
Comentários
Postar um comentário