Direitistas - Textos Diversos XVIII

 

Luiz Eduardo de Ó - Por uma Teoria da Exploração Libertária:

151 - A meu ver, ele já começa errado e sem entender a lei que quer “derrubar”: A lei fundamental da teoria do valor é a de que os preços de praticamente todos os artigos, incluindo salários, são determinados por seus valores, ou mais precisamente, que são pelo menos, em uma primeira aproximação, proporcionais às horas de trabalho necessárias para sua produção.

152 - Na edição do Journal of Libertarian Studies que tratou do livro de Carson ele escreve que a explicação do comportamento individual dentro do mercado dada pelo subjetivismo da utilidade marginal é completamente compatível com a economia política clássica, e que estava implícita na mesma, uma vez que a lei do valor dos clássicos operava através de forças de oferta e procura.

153 - Ou seja, o que Marx fala, e Popper concorda com ele, é que sob certas condições (pobreza excessiva do exército industrial, por exemplo) os salários são mantidos no nível de fome pela lei da oferta e da procura. Ou seja, Popper defendia que a teoria da exploração, mesmo em Marx, não dependia da lei do valor. Capítulo 20 do Sociedade Aberta.

154 - Defende o mercado, porém, ao afirmar que foi a ação estatal que manteve os trabalhadores nesse estado de pobreza, que meio que cria o exército industrial de reserva.

155 - Diz que o próprio Marx sabe que a “lei do valor” é afetada em casos de monopólio, por exemplo (restrições à livre concorrência). O fato de Marx considerar esse casos em que não há livre concorrência como exceções só mostra como sua análise da situação era míope. A Revolução Industrial não pode servir como exemplo de livre mercado, ela é filha da acumulação primitiva do capital, filha da história de coerção estatal.

156 - … a diferença entre pobres e ricos se deve ao fato da terra ter sido ocupada e tomada à força pela Velha Ordem, pela velha nobreza feudal, a qual manteve as classes oprimidas separadas de seu direito natural à terra e sob seu domínio por séculos. (...) A expropriação em massa de terra seguida no século XVII só agravou a situação. Como o próprio Marx coloca em suas palavras: (…) estes novos homens livres se tornaram vendedores de si mesmos depois de terem sido expropriados de seus próprios meios de produção, e de todas as garantias de existência provida pelos antigos acordos feudais. E a história deste fato, a expropriação, está escrita nos anais da humanidade com letras de sangue e fogo.

157 - Afirma que a legislação pré-revolução industrial (ou durante, não entendi) também dificultava e arruinava pequenos proprietários que tentavam fazer coisas diferentes. Ademais… a coisa não parou por aí. Não bastava tomar todas as posses e controlar a produção que ainda sobrevivia das classes trabalhadoras. A legislação ainda impôs restrições à liberdade de locomoção da força de trabalho. Os barões capitalistas poderiam usufruir não somente de uma massa miserável sem meios de subsistência, mas de uma massa que não tinha outra opção de trabalho, pois estava presa ao local de nascimento. Isso foi permitido pelas Laws of Settlement, que restringiam a classe trabalhadora aos locais da paróquia em que nasceu. (...) Além disso havia a severa repressão às associações de trabalhadores. Em 1871, quando as unions foram finalmente reconhecidas, a legislação ainda restringia a liberdade de associação de trabalhadores.

 

Luiz Eduardo de Ó - Socialismo Voluntário e Anarco-Capitalismo:

158 - Tandy era um socialista que defendeu agências privadas de segurança em seu livro "Voluntary Socialism" (pode conferir) de 1896. Ele era próximo a Tucker, que organizava o jornal Liberty; o qual reunia anarquistas socialistas e anti-capitalistas.

159 - Diz que Hoppe concorda com a análise austríaca da exploração, a qual concorda com o socialista Oppenheimer. Exploração por meios políticos.

160 - Kevin Carson é um mutualista moderno (o que significa que voltamos a Proudhon e Tucker) que desenvolveu um síntese das teorias de valor dos clássicos, incluindo o socialista Marx, e dos austríacos, incluindo o capitalista Mises. Algo como tal síntese pode ser encontrada em Tandy. Termina o texto convidando a todos a olhar para o outro lado da cerca, portanto.

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