Direitistas - Textos Diversos XVIII
Luiz Eduardo de Ó - Por uma Teoria da Exploração
Libertária:
151 - A meu ver, ele já começa errado e sem
entender a lei que quer “derrubar”: A lei
fundamental da teoria do valor é a de que os preços de praticamente todos os
artigos, incluindo salários, são determinados por seus valores, ou mais
precisamente, que são pelo menos, em uma primeira aproximação, proporcionais às
horas de trabalho necessárias para sua produção.
152 - Na
edição do Journal of Libertarian Studies que tratou do livro de Carson ele
escreve que a explicação do comportamento individual dentro do mercado dada
pelo subjetivismo da utilidade marginal é completamente compatível com a
economia política clássica, e que estava implícita na mesma, uma vez que a lei
do valor dos clássicos operava através de forças de oferta e procura.
153 - Ou
seja, o que Marx fala, e Popper concorda com ele, é que sob certas condições
(pobreza excessiva do exército industrial, por exemplo) os salários são
mantidos no nível de fome pela lei da oferta e da procura. Ou seja, Popper defendia que a teoria da exploração,
mesmo em Marx, não dependia da lei do valor. Capítulo 20 do Sociedade
Aberta.
154 - Defende o mercado, porém, ao afirmar que
foi a ação estatal que manteve os trabalhadores nesse estado de pobreza, que
meio que cria o exército industrial de reserva.
155 - Diz que o próprio Marx sabe que a “lei do
valor” é afetada em casos de monopólio, por exemplo (restrições à livre
concorrência). O fato de Marx considerar
esse casos em que não há livre concorrência como exceções só mostra como sua
análise da situação era míope. A Revolução Industrial não pode servir como
exemplo de livre mercado, ela é filha da acumulação primitiva do capital, filha
da história de coerção estatal.
156 - … a
diferença entre pobres e ricos se deve ao fato da terra ter sido ocupada e
tomada à força pela Velha Ordem, pela velha nobreza feudal, a qual manteve as
classes oprimidas separadas de seu direito natural à terra e sob seu domínio
por séculos. (...) A expropriação em massa de terra seguida no século XVII só
agravou a situação. Como o próprio Marx coloca em suas palavras: (…) estes
novos homens livres se tornaram vendedores de si mesmos depois de terem sido
expropriados de seus próprios meios de produção, e de todas as garantias de
existência provida pelos antigos acordos feudais. E a história deste fato, a
expropriação, está escrita nos anais da humanidade com letras de sangue e fogo.
157 - Afirma que a legislação pré-revolução
industrial (ou durante, não entendi) também dificultava e arruinava pequenos
proprietários que tentavam fazer coisas diferentes. Ademais… a coisa não parou por aí. Não bastava tomar
todas as posses e controlar a produção que ainda sobrevivia das classes
trabalhadoras. A legislação ainda impôs restrições à liberdade de locomoção da
força de trabalho. Os barões capitalistas poderiam usufruir não somente de uma
massa miserável sem meios de subsistência, mas de uma massa que não tinha outra
opção de trabalho, pois estava presa ao local de nascimento. Isso foi permitido
pelas Laws of Settlement, que restringiam a classe trabalhadora aos locais da
paróquia em que nasceu. (...) Além disso havia a severa repressão às
associações de trabalhadores. Em 1871, quando as unions foram finalmente
reconhecidas, a legislação ainda restringia a liberdade de associação de
trabalhadores.
Luiz Eduardo de Ó - Socialismo Voluntário e
Anarco-Capitalismo:
158 - Tandy
era um socialista que defendeu agências privadas de segurança em seu livro
"Voluntary Socialism" (pode conferir) de 1896. Ele era próximo a
Tucker, que organizava o jornal Liberty; o qual reunia anarquistas socialistas
e anti-capitalistas.
159 - Diz que Hoppe
concorda com a análise austríaca da exploração, a qual concorda com o
socialista Oppenheimer. Exploração por meios políticos.
160 - Kevin
Carson é um mutualista moderno (o que significa que voltamos a Proudhon e
Tucker) que desenvolveu um síntese das teorias de valor dos clássicos,
incluindo o socialista Marx, e dos austríacos, incluindo o capitalista Mises.
Algo como tal síntese pode ser encontrada em Tandy. Termina o texto
convidando a todos a olhar para o outro lado da cerca, portanto.
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