Direitistas - Textos Diversos XIV - Monopólio da Terra (Kevin Carson)
(continuação...)
107 - Na opinião de Carson, a distinção de Marx entre o preço da força de trabalho e o valor do trabalho-produto se mantém válida apenas depois de as classes trabalhadoras serem desprovidas de sua propriedade nos meios de produção. O preço da força de trabalho é determinado pelo seu custo de reprodução, não como uma qualidade inerente do trabalho assalariado, mas aonde o trabalho é vendido em um regime de troca desigual.
108 - Kevin Carson defende que a terra é um recurso diferente dos demais, que são renováveis de certa forma. A terra é muito mais finita.
109 - Não vê com bons olhos o “imposto georgiano”, já que o proprietário-ocupante seria penalizado por ações que não controla - o crescimento da demanda por terra. Ocorre que o georgiano se recusa a localizar o direito de propriedade final longe da “comunidade”)
110 - Outra questão apenas parcialmente respondida é aquela do aluguel econômico. Tucker seu pouca atenção a assuntos de aluguel econômico resultantes de fertilidade superior ou vantagens de localização. Ele acreditava que aluguel advindo de senhorismo ausente era muito mais importante, e que ele poderia ser seguramente esquecido assim que o senhorismo de terras fosse abolido. (...)
111 - Oppenheimer vai longe ao ponto de dizer que em um sistema onde terra não usada é livremente acessível, o aluguel não tem como sobreviver. Terras que rendem aluguel seriam partilhadas através de herança; enquanto terras que não rendessem aluguel continuariam não partilhadas nas mãos de um herdeiro, os outros herdeiros tomando novas terras. Assim os tamanhos de propriedades estariam em proporção inversa a sua capacidade de aluguel, e quanto menor uma propriedade mais intensivamente ela seria cultivada até que aluguéis fossem eliminados por retornos decadentes.
112 - Coloca que não é possível deduzir aprioristicamente qual dos três sistema é o mais correto. Crê que o colapso estatal deve ser seguido a uma panarquia. Cada local com seu sistema. Afirma inclusive que, no mutualismo, ocupar casas e terrenos abandonados não pode nunca ser visto como agressão.
113 - Eu cheguei a conclusão que ambos os socialistas e os capitalistas se beneficiariam de uma sociedade sem Estado. Mesmo se há predominância de uma forma ou da outra, eu acredito que seria fácil e tranqüilo começar um enclave minoritário. Certamente algo mais fácil que lutar contra um Estado! Mas eu sériamente duvido que qualquer forma particular de propriedade dominará. Haverá todo o tipo de arranjo de propriedade que você pode imaginar, e muitos que você não pode. Quando a religião foi separada do Estado, quando ela se tornou anarquista, todos se tornaram ateus? A Igreja Católica, ou qualquer igreja ou religião dominou?
114 - Diz que na panarquia, todos os “lugares” (não sei como chamar) vão ter que respeitar as decisões majoritárias dos demais.
115 - Nenhum sistema de propriedade pode ser provado como correto. Prova requer acordo em um conjunto de axiomas.
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