Filosofia - Textos Diversos LXXI - Sócrates, Platão e Aristóteles - O Período Áureo da Filosofia Grega

 

Sócrates, Platão e Aristóteles - O Período Áureo da Filosofia Grega:

540 - A grande questão de Sócrates na pólis grega era como viver bem. Era sua grande pergunta. O “só sei que nada sei” era a sabedoria, partir sempre de uma postura humilde. O começo de tudo é o autoconhecimento.

541 - Sócrates buscava os conceitos puros. A partir do momento que percebemos, em um diálogo, nossa ignorância, entra em cena a maiêutica: … Afinal, tanto para Sócrates quanto para Platão, a alma, antes de se unir ao corpo, contemplara as idéias na sua essência, no mundo das Idéias. Bastava, portanto, fazer um esforço para recordar. Conhecer é recordar.

542 - Platão. Como sair da caverna? O conhecimento verdadeiro se consegue através da dialética, que é a arte de colocar à prova todo conhecimento adquirido, purificando-o de toda imperfeição para atingir a verdade.

543 - Aristóteles preferia a sistematização ao diálogo. Foi mestre de Alexandre e procedeu a classificações do mundo natural. Cria o “Liceu”, mais voltada para as ciências naturais, enquanto a Academia ainda existia e se voltava para a matemática.

544 - Metafísica seriam as primeiras causas. O neoplatonismo diria que são os problemas para além do mundo físico.

545 - Na sua Metafísica, Aristóteles ensina sobre o ENTE, que é tudo aquilo que é, que tem ser. É a noção mais abrangente de todas. Podem ser a) Predicamentos ou Categorias (modos particulares de ser) ou b) Transcendentais – aspectos comuns a todos os entes (bem, verdade, unidade, beleza).

546 - Pretendeu solucionar o debate entre Parmênides e Heráclito: O ser é ao mesmo tempo ato e potência. … Uma criança é infantil, em ato, e um adulto, em potência. O movimento é a passagem da potência para um novo ato. Porém... a substância não muda. Só o acidente.

547 - Tipos de causas (estão entre parênteses): Por exemplo: um machado feito de pedra (causa material), com um lugar para prender o cabo e um corte do outro lado (formal), feito pelo homem da caverna (eficiente) para cortar a árvore e fazer utensílios para seu cotidiano (final).

548 - O Deus de Aristóteles: Há uma substância supra-sensível que é a INTELIGÊNCIA DIVINA (1º motor imóvel – ato puro) que pensa a si mesma e atua como CAUSA FINAL (por atração) e não como causa eficiente (pois o Universo sempre teria existido).

 

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