Filosofia - Textos Diversos LV

 

Merleau Ponty - O fantasma de uma linguagem pura:

301 - Não sei onde ele quer chegar. Eu sei que a linguagem tem vantagens contra o algoritmo e vice-versa. O algoritmo, o projeto de uma língua universal, é a revolta contra a linguagem dada.

302 - Frases muito abertas, que permitem interpretações variadas. Parece um poema, só que não é né?! Em todo caso, jamais encontramos na fala dos outros senão o que nós mesmos pusemos, a comunicação é uma aparência, ela nada nos ensina de verdadeiramente novo.

 

Michel Aires de Souza - Marx e Nietzsche, Diálogo Possível:

            303 - Nietzsche identificou a razão e a racionalidade com a decadência e o ódio aos instintos.

304 - Ambos concordam que o ser humano não é algo acabado, pronto, estável, não existe uma natureza humana já definida. Em Marx, o ser é determinado por aquilo que ele faz. Sujeito determinado pelo seu ser social. Enquanto Marx valoriza os modos de produção na gênese do sujeito e do pensamento, Nietzsche valoriza o comércio como valor civilizador e formador da consciência.

305 - Afirmação polêmica: Marx em seu texto “Ideologia Alemã” constrói uma ciência da história e toma o materialismo como objeto dessa ciência. (Vou ler o livro de Gustavo Machado para saber a posição contrária).

306 - Nietzsche: Segundo sua tese a relação entre credor e devedor tem um caráter civilizador, foi esta experiência cruel que estabeleceu a consciência e os valores morais na espécie humana. Não pagar uma dívida significava castigos horrendos (ele cita vários e vários), o que criou, na porrada, a razão, o cálculo, o evitar isso. Está no “Genealogia da Moral”, segundo Michel. Esse sistema de crueldade não foi somente responsável por erigir a razão enquanto a faculdade que calcula e relaciona os meios com os fins, mas também como faculdade moral que compara entre o certo e o errado, entre o útil e prejudicial. A culpa surgiria daí inclusive, e não da religião.

307 - Esse homem que, em Nietzsche, foi mercantil e avaliador a civilização inteira, segundo Michel, não me parece tanto com o homem muito mais amplo de Marx, que pode não fazer comércio inclusive. (Estudar isso)

 

Moral e Ética em Habermas:

308 - Parece mais que ele está “se amostrando” - Deus sabe se com propriedade ou não - do que tendo realmente a intenção de explicar alguma coisa. Sigamos…

309 - Tanto o trabalho quanto a linguagem condicionam diferentes tipos de conhecimento no homem com relação à natureza. O primeiro determina a  ação instrumental, uma tentativa de apropriação teleológica do mundo objetivo, no quadro de uma orientação voltado para a obtenção do máximo de eficácia, com a maior economia de meios possível. Na ação comunicativa, condicionada pela linguagem, a ação está voltada para o entendimento mútuo, onde os interesses de apropriação são de caráter social e comunicativo.

310 - O ceticismo moral preocupa Habermas. Para ele, questões práticas são passíveis de verdade, e as concepções tendentes a considerar objetivas apenas questões de caráter descritivo configuram a grande patologia da modernidade.

311 - Podemos dizer que Habermas afasta-se de Kant também em outros aspectos. Por trabalhar com uma ética comunicativa, a perspectiva monológica da moral kantiana, que dá ao indivíduo a capacidade de formular suas máximas de ação a partir de um discurso íntimo, é superada por um paradigma dialógico-comunicativo e intersubjetivo.

312 - Texto fala sobre tudo e se aprofunda sobre nada. Achei perda de tempo.

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