Filosofia - Textos Diversos LV
Merleau Ponty - O
fantasma de uma linguagem pura:
301 - Não sei onde ele
quer chegar. Eu sei que a linguagem tem vantagens contra o algoritmo e
vice-versa. O algoritmo, o projeto de uma
língua universal, é a revolta contra a linguagem dada.
302 - Frases muito
abertas, que permitem interpretações variadas. Parece um poema, só que não é
né?! Em todo caso, jamais encontramos na
fala dos outros senão o que nós mesmos pusemos, a comunicação é uma aparência,
ela nada nos ensina de verdadeiramente novo.
Michel Aires de Souza -
Marx e Nietzsche, Diálogo Possível:
303
- Nietzsche identificou a razão e a
racionalidade com a decadência e o ódio aos instintos.
304 - Ambos concordam que
o ser humano não é algo acabado, pronto, estável, não existe uma natureza
humana já definida. Em Marx, o ser é determinado por aquilo que ele faz.
Sujeito determinado pelo seu ser social. Enquanto
Marx valoriza os modos de produção na gênese do sujeito e do pensamento,
Nietzsche valoriza o comércio como valor civilizador e formador da consciência.
305 - Afirmação polêmica: Marx em seu texto “Ideologia Alemã”
constrói uma ciência da história e toma o materialismo como objeto dessa
ciência. (Vou ler o livro de Gustavo Machado para saber a posição
contrária).
306 - Nietzsche: Segundo sua tese a relação entre credor e
devedor tem um caráter civilizador, foi esta experiência cruel que estabeleceu
a consciência e os valores morais na espécie humana. Não pagar uma dívida
significava castigos horrendos (ele cita vários e vários), o que criou, na
porrada, a razão, o cálculo, o evitar isso. Está no “Genealogia da Moral”,
segundo Michel. Esse sistema de crueldade
não foi somente responsável por erigir a razão enquanto a faculdade que calcula
e relaciona os meios com os fins, mas também como faculdade moral que compara
entre o certo e o errado, entre o útil e prejudicial. A culpa surgiria daí
inclusive, e não da religião.
307 - Esse homem que, em
Nietzsche, foi mercantil e avaliador a civilização inteira, segundo Michel, não
me parece tanto com o homem muito mais amplo de Marx, que pode não fazer
comércio inclusive. (Estudar isso)
Moral e Ética em Habermas:
308 - Parece mais que ele
está “se amostrando” - Deus sabe se com propriedade ou não - do que tendo
realmente a intenção de explicar alguma coisa. Sigamos…
309 - Tanto o trabalho quanto a linguagem
condicionam diferentes tipos de conhecimento no homem com relação à natureza. O
primeiro determina a ação instrumental,
uma tentativa de apropriação teleológica do mundo objetivo, no quadro de uma
orientação voltado para a obtenção do máximo de eficácia, com a maior economia
de meios possível. Na ação comunicativa, condicionada pela linguagem, a ação
está voltada para o entendimento mútuo, onde os interesses de apropriação são
de caráter social e comunicativo.
310 - O ceticismo moral preocupa Habermas. Para
ele, questões práticas são passíveis de verdade, e as concepções tendentes a
considerar objetivas apenas questões de caráter descritivo configuram a grande
patologia da modernidade.
311 - Podemos dizer que Habermas afasta-se de Kant
também em outros aspectos. Por trabalhar com uma ética comunicativa, a
perspectiva monológica da moral kantiana, que dá ao indivíduo a capacidade de
formular suas máximas de ação a partir de um discurso íntimo, é superada por um
paradigma dialógico-comunicativo e intersubjetivo.
312 - Texto fala sobre
tudo e se aprofunda sobre nada. Achei perda de tempo.
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