Filosofia - Textos Diversos LVIII (Natureza humana)
Ótima Discussão no CMI
Sobre Natureza Humana:
386 - Começa numa
discussão sobre existencialismo (existência precede a essência): Temos, pois, uma visão técnica do mundo, na
qual se pode dizer que a produção precede a existência. Cria-se um conceito
de um objeto e ele é, só depois, produzido. Tipo um corta-papel, já que não é possível imaginar um homem que
produzisse um corta-papel sem saber para que há-de servir tal objecto.
387 - O Iluminismo tira
Deus como criador da essência, mas preserva a anterioridade desta em relação à
existência: O homem possui uma natureza
humana; esta natureza, que é o conceito humano, encontra-se em todos os homens,
o que significa que cada homem é um exemplo particular de um conceito universal
- o homem.
388 - Existencialismo
ateu: Declara ele que, se Deus não
existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser
que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é
o homem ou, como diz Heidegger, a realidade humana. Que significará aqui o
dizer-se que a existência precede a essência? Significa que o homem
primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define.
(...) O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é
porque primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si
próprio se fizer. Assim, não há natureza humana, visto que não há Deus para a
conceber. O homem é livre.
389 - Um comentador
responde, sem citar fontes: … não podemos
considerar o homem como uma tabula rasa, ele não nasce com a mente vazia, ele
tem conhecimentos "a priori" ou instintivos. Mas esse inatismo não
precede toda a experiência, como acreditava Kant, porque em algum momento da
evolução o conhecimento inato surge como informação acumulada nos genes, pela
convivência entre organismo e meio. (...) Temos 98% de semelhança genética com os chimpanzés, isso explica porque
uma criança criada com macacos pode sobreviver, mas não uma criada com abelhas,
jacarés, vacas, etc... Quer dizer: o ser humano está em continuidade com a
natureza. (...) Em nenhum momento eu afirmariam que a igualdade econômica é
incompatível com a natureza humana, uma vez que os seres humanos existem há
pelo menos 100 mil anos, e em pelo menos 90 mil destes gozaram de bastante
igualdade social. (...) Ao não aceitar a existência de uma natureza humana, o
amigo está abrindo as portas para a engenharia social, além de ignorar a
ecologia e a evolução, desconsiderar a influência dos genes no comportamento, e
ser obrigado ou a ignorar a origem do homem, ou afirmar a dicotomia entre
mente-e-corpo e homem-e-natureza.
390 - Engels sobre
família: É certo que, além da monogamia,
conheciam-se a poligamia no Oriente e a poliandria na Índia e no Tibete; mas
estas três formas não podiam ser dispostas historicamente, em ordem sucessiva:
figuravam juntas, umas ao lado das outras, sem nenhuma conexão. (...) Também é
verdade que, em alguns povos do mundo antigo e em algumas tribos selvagens
ainda existentes, a descendência é contada por linha materna e não paterna,
sendo aquela a única válida.
391 - Natureza humana
patriarcal? Os chimpanzés são assim, mas
os bonobos não. E os bonobos são pelo
menos tão próximos de nós quanto os chimpanzés, senão mais. (...) Acredito numa
natureza humana, mas não creio que ela seja necessariamente patriarcal ou
matriarcal, a natureza humana não determina como os humanos vão se organizar,
ela dá apenas potencialidades. Natureza humana enquanto capacidade e não
necessidade.
392 - Comentador Janos: É como eu disse, não nascemos vazios, não
somos 'tabula rasa' como pensavam os empiristas clássicos. Isso é indefensável
dado o que sabemos hoje sobre o cérebro humano.
393 - Ainda ele: (...) É preciso notar que os homens não se
estabeleceram apenas em locais hostis, mas também em locais de abundância de
comida (como os ancestrais bonobos), logo não tem porque não terem a
potencialidade da cooperação. O que eu vejo é que a diferença é cultural, não
existe uma tendência natural à competição, nem no homem e talvez nem sequer no
chimpanzé. A diferença entre chimpanzés e bonobos é pequena, chimpanzés criados
em condições diferentes podem agir completamente diferente.
394 - Outro comentador: …
Digo isso a partir do trecho do Mundim
que fala da natureza humana e compara o prazer da dominação e do lucro, com o
prazer do sexo. Nesse caso acho inclusive uma comparação descabida. O livre
exercício do lucro e da dominação arbítrária pode muito bem ser suprimido em
nome de consciência coletiva de respeito, da mesma forma com que ocorreu com a
sexualidade. Caso contrário estaríamos todos dando asas a nossa "natureza
humana" e o estupro seria uma prática muito natural.
395 - Janos: A idéia que fundamenta o discurso político,
o "estado de natureza é um estado de guerra" ´deve ser reavaliado,
ante aos dados da antropologia contemporânea, que mostra que há muitos menos
crimes, estupros e assassinatos entre certos povos indígenas do que entre
civilizados. E certamente há muito mais igualdade social também.
Pensamentos no Orkut
Sobre Natureza Humana:
396 - Cada escrito que eu
salvava rs!
397 - Por que não redirecionar a ganância para
algo que faça com que o ser humano cresça? Por quê não fazer do egoísmo - que é
intrinseco a todo ser humano - algo que nos eleve à patamares superiores? Ao
além do homem? Por que não buscarmos elevar nossa vontade de potência, sabendo
e reconhecendo nossos anjos e demônios e principalmente, sabendo dialogar com
eles? (...) Caras, eu penso que a discussão não deveria tomar como paradigma um
moralismo que vai de contra ao egoísmo defendendo um altruísmo - que em
realidade, não existe, e se existe, existe em paralelo com o egoísmo - que
chega a quase que fazer com que nutramos um ódio por nós mesmos, como Nietzsche
critica em toda extensão de sua obra filosófica. (...) Não almejamos uma
sociedade sem violência, por puro amor ao próximo, mas por puro amor próprio,
pois não queremos viver numa sociedade onde corramos o risco de sofrer qualquer
violência. E isso é um interesse egoísta, pois NÓS não queremos ser agredidos e
pensamos no nosso bem estar.
398 - Um comentador
coloca que o homem não seria um ser natural, pois se afasta progressivamente da
natureza.
399 - O altruísmo e o egoísmo, são partes
indissociáveis de um mesmo movimento, se é egoísta ao ser altruísta ao mesmo
tempo em que se é altruísta por ser egoísta. Eu não diria isso. Eu diria
que o altruísmo é o egoísmo inteligente e ético.
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