Filosofia - Textos Diversos LVIII (Natureza humana)

 

Ótima Discussão no CMI Sobre Natureza Humana:

386 - Começa numa discussão sobre existencialismo (existência precede a essência): Temos, pois, uma visão técnica do mundo, na qual se pode dizer que a produção precede a existência. Cria-se um conceito de um objeto e ele é, só depois, produzido. Tipo um corta-papel, já que não é possível imaginar um homem que produzisse um corta-papel sem saber para que há-de servir tal objecto.

387 - O Iluminismo tira Deus como criador da essência, mas preserva a anterioridade desta em relação à existência: O homem possui uma natureza humana; esta natureza, que é o conceito humano, encontra-se em todos os homens, o que significa que cada homem é um exemplo particular de um conceito universal - o homem.

388 - Existencialismo ateu: Declara ele que, se Deus não existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito, e que este ser é o homem ou, como diz Heidegger, a realidade humana. Que significará aqui o dizer-se que a existência precede a essência? Significa que o homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e que só depois se define. (...) O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer. Assim, não há natureza humana, visto que não há Deus para a conceber. O homem é livre.

389 - Um comentador responde, sem citar fontes: … não podemos considerar o homem como uma tabula rasa, ele não nasce com a mente vazia, ele tem conhecimentos "a priori" ou instintivos. Mas esse inatismo não precede toda a experiência, como acreditava Kant, porque em algum momento da evolução o conhecimento inato surge como informação acumulada nos genes, pela convivência entre organismo e meio. (...) Temos 98% de semelhança genética com os chimpanzés, isso explica porque uma criança criada com macacos pode sobreviver, mas não uma criada com abelhas, jacarés, vacas, etc... Quer dizer: o ser humano está em continuidade com a natureza. (...) Em nenhum momento eu afirmariam que a igualdade econômica é incompatível com a natureza humana, uma vez que os seres humanos existem há pelo menos 100 mil anos, e em pelo menos 90 mil destes gozaram de bastante igualdade social. (...) Ao não aceitar a existência de uma natureza humana, o amigo está abrindo as portas para a engenharia social, além de ignorar a ecologia e a evolução, desconsiderar a influência dos genes no comportamento, e ser obrigado ou a ignorar a origem do homem, ou afirmar a dicotomia entre mente-e-corpo e homem-e-natureza.

390 - Engels sobre família: É certo que, além da monogamia, conheciam-se a poligamia no Oriente e a poliandria na Índia e no Tibete; mas estas três formas não podiam ser dispostas historicamente, em ordem sucessiva: figuravam juntas, umas ao lado das outras, sem nenhuma conexão. (...) Também é verdade que, em alguns povos do mundo antigo e em algumas tribos selvagens ainda existentes, a descendência é contada por linha materna e não paterna, sendo aquela a única válida.

391 - Natureza humana patriarcal? Os chimpanzés são assim, mas os bonobos não. E os bonobos são pelo menos tão próximos de nós quanto os chimpanzés, senão mais. (...) Acredito numa natureza humana, mas não creio que ela seja necessariamente patriarcal ou matriarcal, a natureza humana não determina como os humanos vão se organizar, ela dá apenas potencialidades. Natureza humana enquanto capacidade e não necessidade.   

392 - Comentador Janos: É como eu disse, não nascemos vazios, não somos 'tabula rasa' como pensavam os empiristas clássicos. Isso é indefensável dado o que sabemos hoje sobre o cérebro humano.

393 - Ainda ele: (...) É preciso notar que os homens não se estabeleceram apenas em locais hostis, mas também em locais de abundância de comida (como os ancestrais bonobos), logo não tem porque não terem a potencialidade da cooperação. O que eu vejo é que a diferença é cultural, não existe uma tendência natural à competição, nem no homem e talvez nem sequer no chimpanzé. A diferença entre chimpanzés e bonobos é pequena, chimpanzés criados em condições diferentes podem agir completamente diferente.

394 - Outro comentador: … Digo isso a partir do trecho do Mundim que fala da natureza humana e compara o prazer da dominação e do lucro, com o prazer do sexo. Nesse caso acho inclusive uma comparação descabida. O livre exercício do lucro e da dominação arbítrária pode muito bem ser suprimido em nome de consciência coletiva de respeito, da mesma forma com que ocorreu com a sexualidade. Caso contrário estaríamos todos dando asas a nossa "natureza humana" e o estupro seria uma prática muito natural.

395 - Janos: A idéia que fundamenta o discurso político, o "estado de natureza é um estado de guerra" ´deve ser reavaliado, ante aos dados da antropologia contemporânea, que mostra que há muitos menos crimes, estupros e assassinatos entre certos povos indígenas do que entre civilizados. E certamente há muito mais igualdade social também.

 

Pensamentos no Orkut Sobre Natureza Humana:

396 - Cada escrito que eu salvava rs!

397 - Por que não redirecionar a ganância para algo que faça com que o ser humano cresça? Por quê não fazer do egoísmo - que é intrinseco a todo ser humano - algo que nos eleve à patamares superiores? Ao além do homem? Por que não buscarmos elevar nossa vontade de potência, sabendo e reconhecendo nossos anjos e demônios e principalmente, sabendo dialogar com eles? (...) Caras, eu penso que a discussão não deveria tomar como paradigma um moralismo que vai de contra ao egoísmo defendendo um altruísmo - que em realidade, não existe, e se existe, existe em paralelo com o egoísmo - que chega a quase que fazer com que nutramos um ódio por nós mesmos, como Nietzsche critica em toda extensão de sua obra filosófica. (...) Não almejamos uma sociedade sem violência, por puro amor ao próximo, mas por puro amor próprio, pois não queremos viver numa sociedade onde corramos o risco de sofrer qualquer violência. E isso é um interesse egoísta, pois NÓS não queremos ser agredidos e pensamos no nosso bem estar.

398 - Um comentador coloca que o homem não seria um ser natural, pois se afasta progressivamente da natureza.

399 - O altruísmo e o egoísmo, são partes indissociáveis de um mesmo movimento, se é egoísta ao ser altruísta ao mesmo tempo em que se é altruísta por ser egoísta. Eu não diria isso. Eu diria que o altruísmo é o egoísmo inteligente e ético.

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