Filosofia - Textos Diversos LXI - Positivismo
Positivismo:
415 - Por outro lado, de Durkheim utilizo As
Regras do Método Sociológico, publicado originalmente em 1895, em especial os
capítulos onde ele explicita e discute sua concepção de "fato social"
e as "regras" para sua observação, que, no meu entendimento, são
centrais para a melhor compreensão do método sociológico.
416 - Trata dos três
estágios de Comte, que eu já fichei em outro texto.
417 - Positivo para
Comte: o real à imaginação, o útil ao
inútil, a ordem à insegurança, o preciso ao vago, o relativo ao absoluto, a
observação e a experimentação à especulação.
418 - Não se trata, aí,
de achar as causas das leis naturais: Pretendemos
somente analisar com exatidão as circunstâncias de sua produção e vinculá-las
umas às outras, mediante relações normais de sucessão e de similitude. Parece
aceitar causalidade, mas não causas primeiras ou finais.
419 - A teoria serviria
apenas para os fatos não passarem despercebidos, para fixá-los.
420 - Classificação das
ciências: Essa distinção coloca de um
lado, as ciências abstratas mais gerais,
que objetivam a descoberta de leis e de
outro, as concretas particulares,
descritivas, que se destinam à aplicação de leis. (...) Elas seriam: a astronomia,
a física, a química e a fisiologia ou biologia. (No final da segunda lição de
seu Curso de Filosofia Positiva, ele inclui a matemática, como a primeira, e a
sociologia, como a última, ali ainda denominada de física social.) … Tal
classificação baseia-se em uma ordem lógica e cronológica, onde se admite a
gradação do mais simples e abstrato para o mais complexo e concreto. Assim,
enquanto, de uma extremidade, a astronomia observa os fenômenos mais gerais,
simples, abstratos, afastados do homem, da outra, a sociologia volta-se para os
mais particulares, mais complexos, concretos e próximos ao ser humano.
421 - A estrutura
política deveria visar a ordem (estática social) e o progresso (dinâmica
social).
422 - Aron (1982:335) observa que nas principais obras
de Durkheim há uma organização lógica recorrente, isto é, inicialmente, ele
define o fenômeno, que é objeto de seu estudo; em seguida, faz a crítica das
interpretações precedentes; e, finalmente, expõe sua explicação sociológica
acerca do fenômeno analisado. Ademais, (1)
os fatos sociais devem ser tratados como coisas; e (2) são características do
fato social; que ele exerce uma coerção sobre os indivíduos e é externo a eles.
423 - Afirma isso do modelo
de Durkheim (não sei se é isso com certeza): Ou seja, um dado efeito provém sempre da mesma causa. Seu modelo é,
assim, unicausal.
424 - Durkheim diz que a
utilidade de um fato para nós mesmos não prova nada sobre ele. Portanto, quando nos lançamos na explicação
de um fenômeno social, temos de investigar separadamente a causa eficiente que
o produz e a função que ele desempenha.
425 - O método (único) da prova na sociologia, que
nos mostra qual a razão de um determinado fato ou fenômeno social, é o método
comparativo (ou experimental indireto).
426 - Filosofia positiva
de Comte é enciclopédica (ou
naturalista), porque todas as ciências, naturais e humanas, podem ser
integradas em um sistema unificado de leis naturais.
427 - Durkheim segue
Comte, mas… entendia que a lei dos três
estágios, de Comte, tendia à especulação metafísica.
428 - Entretanto,
Saint-Simon já queria uma “ciência positiva” e Comte e Durkheim foram, sob certo ponto de vista, continuadores da obra
de Saint-Simon.
429 - Benton: procura mostrar que o positivismo, como
teoria filosófica, é uma variante do empiricismo, do mesmo modo que as conexões
inteligíveis entre empiricismo, como teoria filosófica do conhecimento, por um
lado, e a política específica e o caráter ideológico da teoria social, que é
produzida sob sua influência, por outro. (...) Assim, ele defende que o
trabalho de Durkheim, assim como o de Comte, foi fundamentalmente um projeto
político. (José Paulo Netto diz algo parecido em palestra sobre o método de
Marx)
(continua...)
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