Filosofia - Textos Diversos LXI - Positivismo

 

Positivismo:

415 - Por outro lado, de Durkheim utilizo As Regras do Método Sociológico, publicado originalmente em 1895, em especial os capítulos onde ele explicita e discute sua concepção de "fato social" e as "regras" para sua observação, que, no meu entendimento, são centrais para a melhor compreensão do método sociológico.

416 - Trata dos três estágios de Comte, que eu já fichei em outro texto.

417 - Positivo para Comte: o real à imaginação, o útil ao inútil, a ordem à insegurança, o preciso ao vago, o relativo ao absoluto, a observação e a experimentação à especulação.

418 - Não se trata, aí, de achar as causas das leis naturais: Pretendemos somente analisar com exatidão as circunstâncias de sua produção e vinculá-las umas às outras, mediante relações normais de sucessão e de similitude. Parece aceitar causalidade, mas não causas primeiras ou finais.

419 - A teoria serviria apenas para os fatos não passarem despercebidos, para fixá-los.

420 - Classificação das ciências: Essa distinção coloca de um lado, as ciências abstratas  mais gerais, que objetivam a descoberta de leis  e de outro, as concretas  particulares, descritivas, que se destinam à aplicação de leis. (...) Elas seriam: a astronomia, a física, a química e a fisiologia ou biologia. (No final da segunda lição de seu Curso de Filosofia Positiva, ele inclui a matemática, como a primeira, e a sociologia, como a última, ali ainda denominada de física social.) … Tal classificação baseia-se em uma ordem lógica e cronológica, onde se admite a gradação do mais simples e abstrato para o mais complexo e concreto. Assim, enquanto, de uma extremidade, a astronomia observa os fenômenos mais gerais, simples, abstratos, afastados do homem, da outra, a sociologia volta-se para os mais particulares, mais complexos, concretos e próximos ao ser humano.

421 - A estrutura política deveria visar a ordem (estática social) e o progresso (dinâmica social).

422 - Aron (1982:335) observa que nas principais obras de Durkheim há uma organização lógica recorrente, isto é, inicialmente, ele define o fenômeno, que é objeto de seu estudo; em seguida, faz a crítica das interpretações precedentes; e, finalmente, expõe sua explicação sociológica acerca do fenômeno analisado. Ademais, (1) os fatos sociais devem ser tratados como coisas; e (2) são características do fato social; que ele exerce uma coerção sobre os indivíduos e é externo a eles.

423 - Afirma isso do modelo de Durkheim (não sei se é isso com certeza): Ou seja, um dado efeito provém sempre da mesma causa. Seu modelo é, assim, unicausal.

424 - Durkheim diz que a utilidade de um fato para nós mesmos não prova nada sobre ele. Portanto, quando nos lançamos na explicação de um fenômeno social, temos de investigar separadamente a causa eficiente que o produz e a função que ele desempenha.

425 - O método (único) da prova na sociologia, que nos mostra qual a razão de um determinado fato ou fenômeno social, é o método comparativo (ou experimental indireto).

426 - Filosofia positiva de Comte é enciclopédica (ou naturalista), porque todas as ciências, naturais e humanas, podem ser integradas em um sistema unificado de leis naturais.

427 - Durkheim segue Comte, mas… entendia que a lei dos três estágios, de Comte, tendia à especulação metafísica.

428 - Entretanto, Saint-Simon já queria uma “ciência positiva” e Comte e Durkheim foram, sob certo ponto de vista, continuadores da obra de Saint-Simon.

429 - Benton: procura mostrar que o positivismo, como teoria filosófica, é uma variante do empiricismo, do mesmo modo que as conexões inteligíveis entre empiricismo, como teoria filosófica do conhecimento, por um lado, e a política específica e o caráter ideológico da teoria social, que é produzida sob sua influência, por outro. (...) Assim, ele defende que o trabalho de Durkheim, assim como o de Comte, foi fundamentalmente um projeto político. (José Paulo Netto diz algo parecido em palestra sobre o método de Marx)

(continua...)

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