Econ - Textos Variados XLVI
DADOS Comparativos Sobre a Riqueza e Pobreza dos Países - Séculos XIX e XX:
73 - É só isto aqui:
74 - Interessante observar que mesmo no início do capitalismo a distância já era gigante.
Danilo Araújo Fernandes, Paulo Gala, José Márcio Rego - Respostas a Uma Crítica Marxista:
75 - Outro texto que deveria estar em “Filosofia”, por mais que sejam economistas discutindo. Os autores acusam Leda Paulani de ter recortado/distorcido o projeto habermasiano. Habermas se propõe, ele mesmo, a aprofundar sua crítica no sentido da construção de uma nova perspectiva filosófica com o intuito de substituir o princípio subjetivista da modernidade (ainda presente em Hegel e Marx) por uma teoria da ação comunicativa assentada em bases intersubjetivas e não em princípios de racionalidade estritamente subjetivistas e instrumentais.
76 - Afirma que os críticos aos retoricistas ignoram a virada linguística na filosofia e o papel da linguagem. Neste sentido, para nós, Paulani parece não conseguir se desvencilhar completamente da pretensão subjetivista hegeliana e marxista de tentar construir um sistema filosófico completo, racionalmente concebido, e comprometido com o projeto de reconstituição da idéia de totalidade histórica.
77 - O texto fala muito e explica pouco: A crítica a este tipo de estratégia materialista é uma crítica que já havia sido feita por autores da antiga Escola de Frankfurt, e que se prolongam até os dias de hoje, com os trabalhos mais recentes sobre a hermenêutica em Gadamer, Habermas e Ricoeur; sem contar com as posições de filósofos neopragmatistas como Richard Rorty.
78 - Acusa o marxismo de Paulani de metafísica idealista. Pelo que entendi, porque ela pressupõe um ponto de vista privilegiado na análise dela, longe da ideologia. O resto seria ideológico. Este foi um dos pontos fundamentais que levaram Adorno e Horkheimer, por exemplo, a fazerem uma autocrítica do marxismo e da tradição materialista na década de 30 e 40.
79 - Resumo: Ao contrário do que pensa a autora, cremos que esta seja uma postura intelectual problemática, que inviabiliza uma reflexão realmente crítica e moderna. Para nós, este tipo de postura, no limite, acaba por nos manter presos a uma perspectiva epistemológica (ou ontológica) a qual não se permite conceber a si próprio como ideologia; e que, portanto, acaba impondo restrições filosóficas que limitam sua própria capacidade de auto-reflexão crítica. Este sempre foi um dos grandes problemas do positivismo; mas também parece ser o problema de algumas correntes marxistas que desconsideram o debate sobre a filosofia crítica da linguagem contemporânea.
80 - Afirma que perspectiva retórica (retoricista, sei lá) e neoliberalismo não são irmãos gêmeos.
81 - O que Habermas faz de melhor que Hegel e Marx segundo os autores: partir de uma perspectiva filosófica original que busca melhor valorizar a dimensão intersubjetiva no resgate das pretensões de validade (verdade, correção e veracidade).
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