Palestra de José Paulo Netto - O Método em Marx III

 Aula 5

 

-       Se aparência revelasse essência, bastaria olhar. Ela revela, mas oculta. Ou seja, a empiria deve ser parcialmente negada. Ela é importante para o conhecimento. É indispensável. Porém, não é suficiente.

 

-       Fatos são expressões empíricas de processos. Cabe à razão identificar esses processos, através da faculdade da abstração. Isso para superar o caráter abstrato da expressão fática e chegar ao concreto.

 

-       Após essa “viagem abstrata” e conexões com outros processos, o observador volta aos “fatos” com uma visão diferente, apesar do “fato” não ter mudado. (Exemplo da cadeira e suas relações com vários processos. Cadeira no circuito produtivo… Cadeira no circuito cultural...) O movimento do pensamento não modificou a cadeira, mas procurou determinações. Mudou o olhar sobre a cadeira.

 

-       Marx não define (por exemplo: O capital tem várias definições diferentes durante “O Capital”) , mas busca saturar as determinações. O conhecimento exige, pela pesquisa, a saturação máxima. Conhecimento das determinações.

 

-       Os fatos não são eloquentes. O conhecimento tira a imediaticidade e procura as mediações. O concreto é a síntese de múltiplas determinações. A concreção já estava dada. O pensamento apenas reproduz o processo de reconstituição do concreto.

 

-       Outro exemplo: dinheiro não é simplesmente dinheiro.

 

-       O real é tão complexo e dinâmico-móvel, logo, a razão nunca o esgota. Pode até apanhar a riqueza estrutural do real, mas isso vai mudando. Por isso, alguns chamam de método das aproximações sucessivas.

 

-       A empiria é a epiderme do real. Um nível constitutivo do mesmo.

 

-       A categoria “trabalho” não é, por exemplo, uma “invenção da mente”, mas sim o produto da análise do real pela razão  Categorias ontológicas.

 

-       Categoria da “totalidade” pressupõe complexo de totalidades. Complexo de complexos. São totalidades articuladas.

 

-       Até o indivíduo é um complexo. E não há sua separação da sociedade, pois aquele só existe nesta.

 

-       A luta de classes perpassa até a família. Filhos e herança... Disputas judiciais nos divórcios… Separação de sociabilidade entre as famílias de diferentes classes...

 

-       A realidade é uma unidade de diferentes. Totalidade unitária. Não totalidade identitária. Totalidade unitária e contraditória. A dinamicidade causada pelas contradições exige mediações.

 

-       Desenvolvimento social é a repressão de naturalidade. Recuo desta. Domínio da razão sobre o irracionalismo.

 

-       Redução da jornada foi a ação política possível. Não acabou com a exploração, mas foi comemorada por Marx como a primeira vitória da Economia Política do Trabalho sobre a Economia Política do Capital. Marx fez aliança com um monte de reformista descarada na AIT. Era necessário.

 

 

 

FIM DAS AULAS


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