Marxistas - Textos Diversos XXVI

 

Einstein - Por Que Socialismo:

373 - Maio de 1949. É evidente então que a dependência do indivíduo pela sociedade é um feito natural que não pode ser abolido — exatamente como no caso das formigas e das abelhas.

374 - Einstein resume o problema aqui: o que o trabalhador recebe está determinado não pelo valor real dos bens que produz mas por suas necessidades mais básicas e pela necessidade de força de trabalho por parte dos capitalistas em relação ao número de trabalhadores competindo por empregos. É importante entender que nem sequer na teoria o salário do trabalhador é determinado pelo valor do que produz.

375 - Além do financiamento privado dos partidos, Einstein faz a seguinte crítica: “Por outra parte, nas condições atuais os capitalistas privados controlam, direta ou indiretamente, as principais fontes de informação (imprensa escrita, rádio, educação). É então extremamente difícil, e por certo impossível na maioria dos casos, que cada cidadão possa chegar às conclusões objetivas e fazer uso inteligente de seus direitos políticos.

376 - … Por isso, defendo o sistema educacional para fins sociais. O modelo atual parte de uma atitude exageradamente competitiva se inculca no estudante, que é treinado para adorar o êxito da aquisição como uma preparação para sua futura carreira. (...) A educação do indivíduo, além de promover suas próprias habilidades inatas, intentaria desenvolver em um sentido de responsabilidade por seu próximo, em lugar da glorificação do poder e do êxito em nossa sociedade atual.

377 - Sem embargo, é preciso recordar que uma economia planificada não é todavia o socialismo. Uma economia planificada como tal pode ser acompanhada pela completa escravização do indivíduo. A realização do socialismo requer a solução de alguns problemas sócio-políticos extremamente difíceis: “como é possível, considerando a muito abarcadora centralização do poder, conseguir que a burocracia não seja todo poderosa e arrogante? Como podem proteger os direitos do indivíduo e mediante ele assegurar um contrapeso democrático ao poder da burocracia?”

 

Elvis Vitoriano - Alienação Para Marx e Foucault - Atalho:

378 - Foucault é contra que se atribua “causas orgânicas” às patologias. Seria uma leitura biologicista da pessoa e da realidade humana. A busca de sentidos, na experiência humana, é algo histórico e não “pré-determinado”.

379 - (Como o texto é bem pequeno - duas páginas -, desenvolve quase nada)

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