Marxistas - Textos Diversos XXV


Ecossocialista Critica Socialismo Brasileiro:

360 - Colocar os mais pobres em locais onde a injustiça ambiental faça parte de sua vida, tem um potencial assassino tão grande ou maior quanto os autos de resistência. As doenças respiratórias são causa importante de mortes nas comunidades ao longo da Avenida Brasil, assim como a leptospirose após as cheias na Baixada, ou a diarréia nas comunidades sem saneamento.

 

Eder Maciel da Silva - História, Tempo e Sociedade:

361 - Do PP. A I Internacional vai até 1976. A Segunda Internacional 1889, sob a Direção de Engels e seus seguidores, Kautsky e Bernstein; e a Terceira Internacional, fundada após a revolução russa, em 1919, pelo Partido Bolchevique sob a liderança de Lênin.

362 - (Texto abstraaaaato)

 

Einstein - Freud, Por Que a Guerra:

363 - Carta de 30 de julho de 32. Seu tema era “Existe alguma forma de livrar a humanidade da ameaça de guerra?” Propõe um árbitro internacional. Uma organização a que todos respeitam.

364 - Crê que isso tudo leva a mais uma pergunta: É possível controlar a evolução da mente do homem, de modo a torná-lo à prova das psicoses do ódio e da destrutividade?

365 - Freud respondeu. Atualmente, direito e violência se nos afiguram como antíteses. No entanto, é fácil mostrar que uma se desenvolveu da outra e, se nos reportarmos às origens primeiras e examinarmos como essas coisas se passaram, resolve-se o problema (...). Vê a lei como violência permanente de uma comunidade (contra a violência individual), que tende, porém, a ser deturpada em favor dos mais fortes.

366 - Afirma, ainda, que, em tese, as guerras poderiam trazer paz (como a pax romana) ao integrarem unidades menores em comunidades maiores sob o mesmo sistema de leis. Porém, essas conquistas/integrações pela violência seriam, na prática, apenas parciais e temporárias. Falsas coesões. Não trazem a paz. O resultado de todos esses esforços bélicos consistiu, assim, apenas em a raça humana haver trocado as numerosas e realmente infindáveis guerras menores por guerras em grande escala, que são raras, contudo muito mais destrutivas.

367 - Freud coloca que o ideal seria a submissão dos governos às boas ideais e não a um aparato de violência organizado sobre eles, porém, crê que essas grandes ideias unificadoras (cita por exemplo, talvez, o comunismo) ainda estão longe de terem aceitação universal. A lei, que nasceu como força bruta, ainda não prescinde da violência...

368 - Explicita sua hipótese sobre os instintos: “De acordo com nossa hipótese, os instintos humanos são de apenas dois tipos: aqueles que tendem a preservar e a unir — que denominamos ‘eróticos’, exatamente no mesmo sentido em que Platão usa a palavra ‘Eros’ em seu Symposium, ou ‘sexuais’, com uma deliberada ampliação da concepção popular de ‘sexualidade’ —; e aqueles que tendem a destruir e matar, os quais agrupamos como instinto agressivo ou destrutivo”. Amor e ódio, de certa forma. Ele mesmo diz.

369 - … Crê, ainda, que eles não atuam de forma absoluta nos acontecimentos: A dificuldade de isolar as duas espécies de instinto em suas manifestações reais, é, na verdade, o que até agora nos impedia de reconhecê-los. (...) quando os seres humanos são incitados à guerra, podem ter toda uma gama de motivos para se deixarem levar — uns nobres, outros vis, alguns francamente declarados, outros jamais mencionados.

370 - Freud crê que o instinto de agressividade não pode desaparecer. Os bolcheviques que acham que farão isso mediante a satisfação das necessidades humanas são uns iludidos, coloca. No máximo se pode desviar esse instinto ou contrapô-lo a Eros.

371 - Para Freud, a desigualdade é inata e um grande exemplo disso é que os “seguidores” têm necessidade de uma autoridade que tome decisões por eles e à qual, na sua maioria devotam uma submissão ilimitada. Ou seja, eles mesmos se desigualam, digamos.

372 - Acredita, porém, em gradual evolução cultural: Consistem num progressivo deslocamento dos fins instintuais e numa limitação imposta aos impulsos instintuais. A repulsa por algumas sensações que antes eram agradáveis seriam fruto de um fortalecimento do intelecto, que está começando a governar a vida instintual. Sua esperança está aí. Que o longo passar dos anos torne o pacifismo algo difundido pela humanidade.

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