Libertário - Textos Diversos XL

 

Paul Mattick - Stalinismo e Trostskysmo:

1236 - O texto é de 1947. Está errado nesta pasta. Era pra ser nos “libertários”.

1237 - Compara o que Stalin fez com a Georgia com o que Trotsky fez com Kronstadt.

1238 - A insurreição de fevereiro começou com as rebeliões contra a fome, com as greves de protesto nas usinas e as proclamações de solidariedade dos soldados com os manifestantes.

1239 - Os dirigentes de fevereiro não souberam perceber que o povo não queria a continuação da guerra. Como disse Lênin, o golpe de estado de outubro foi “mais fácil de realizar do que levantar uma pluma”.

1240 - Critica os bolcheviques por terem criado simplesmente um capitalismo de Estado, já que permanecia a separação entre operários e meios de produção. Ademais, superestimavam seu próprio papel na revolução. “Se os bolcheviques não tivessem tomado o poder, escreveu Trotsky, o mundo teria conhecido uma versão russa do ‘fascismo’ cinco anos antes da marcha sobre Roma.”

1241 - Afirma que não havia unidade real entre interesses do campesinato, operariado e pequena burguesia, o que fazia com que os bolcheviques não tivessem que enfrentar o interesse unido. Tiravam vantagem dessa separação, afirma. As camadas camponesas se acalmaram depois da partilha das terras. Os operários se reintegraram às usinas enquanto assalariados. Os soldados retornaram à vida civil, retomando sua antiga condição de camponeses ou operários.

1242 - Defensores de Trotsky pregam que as palavras a seguir seriam unicamente contra Stálin, mas isso se choca com outras declarações do mesmo contra um escalão do partido que, como dizia, vinha se distanciando dos interesses das massas para adotar os do “aparato”: Num informe ao VI congresso dos sovietes (1918), Trotsky ameaça: “ nem todos os operários soviéticos compreenderam que nosso governo é um governo centralizado e que todas as decisões tomadas devem ser obedecidas... Nós seremos implacáveis com os operários soviéticos que ainda não compreenderam: nós os submeteremos, eliminaremos de nossas fileiras e faremos com que sintam o peso da repressão.”

1243 - Afirma que Lênin nunca criticou o aparato e que Stálin foi o Lênin levando a imposição do poder às últimas consequências.

1244 - … Sobre Lênin: como Stálin, ele rotulou todas as suas vítimas como “contra-revolucionários”.

1245 - A coletivização forçada não veio já com Lênin porque este não tinha como impô-la naquele momento, afirma. E não por questões de concepção ou apreço à democracia. Diz ainda: A “tolerância” exibida pelos bolcheviques com relação às organizações não bolcheviques, como os social-revolucionários (S.R.), nos primeiros anos do domínio de Lênin, não provêm, como pretende Trotsky, do gosto de Lênin pela democracia, mas do simples fato de que os bolcheviques eram ainda incapazes de aniquilar imediatamente todas as organizações não bolcheviques.

1246 - Contrariando as justificações de Trotsky, Mattick afirma que o bolchevismo não se tornou uma monstruosidade apenas porque tinha de se defender, e sim porque recorreu ao assassinato e à tortura sob o pretexto de se defender. Trostky tentou configurar a naturalização do autoritarismo e crescimento da burocracia como consequência direta da agressão capitalista.

1247 - Trotsky acusava Stálin de querer restaurar a economia e sociedade burguesa. Afirmou até que este só não o fazia porque a economia capitalista vinha mal no momento…

1248 - Critica o leninismo: esse movimento entendia e ainda entende por “Estado Operário” o reino do Partido, e, por socialismo, a nacionalização dos meios de produção.

1249 - Coloca que os países capitalistas desenvolvidos também assistiam a uma diminuição da concorrência através dos monopólios e intervenções estatais. A “centralização” na Rússia não era tão diferente da que ocorria no resto do mundo. Para os trabalhadores, mudavam os patrões e o que mais? Quase nada.

1250 - Tendo servido apenas aos objetivos do capitalismo de estado, a ideologia marxista do bolchevismo está desacreditada. Qualquer que seja a perspectiva de ultrapassar o sistema capitalista de exploração, trotskismo e stalinismo nada mais são do que relíquias do passado.

 .

Comentários