Dados e Fatos (Brasil) - Parte XVII


Joaquim Barbosa e Liberdade de Imprensa (Corte Americana):

314 - Texto de Élio Gaspari, se imaginando William Rehnquist a escrever uma carta a JB. Um caras que presidiu a Suprema Corte por 19 anos e foi marcado pelo seu racismo. Este de 72 a 2005 na Corte. Ajudou a desmanchar o ativismo judicial.

315 - Imprensa e quebra de sigilo era o tema. O que ele defende? “A censura será defendida sob o disfarce de sua condenação, desviando-se o debate para a questão de um sigilo que não foi quebrado pela imprensa. Bloquear a notícia não restabelece o sigilo, apenas estabelece a censura.”

315 - Responderam com uma carta de “Earl Warren”, o presidente do “ativismo judicial”.

316 - O que era o tal “ativismo judicial”? Warren explica: “(...) sul racista, onde se manteve a segregação e se impediu o voto negro até um século depois da guerra civil. Réus indigentes passaram a ter direito a advogados gratuitos, confissões arrancadas em delegacias por policiais truculentos deixaram de ter validade, casamentos interraciais passaram a valer no país inteiro.

317 - Fala do passado extremamente racista de Rehnquist. O texto é mais sobre isso que sobre o tema.

318 - Acusações bem graves, é bem verdade: “Recomendado por um criminoso (Mitchell) a outro (Nixon), cometeu perjúrio duas vezes no Senado dos EUA. Dean, Dershowitz e Tushnet provaram que mentira ao defender-se (e difamara Jackson). Muito antes o próprio Rehnquist tinha reconhecido, em conversa informal com colegas, ser pessoalmente favorável à tese “separados mas iguais”.

319 - Via-se a Constituição de 1787 como intocável mas ela previa até devolução de negros fugidos.

 

Meios de Produção do País Pertencem a 6% da População:

320 - Livro “Proprietários: Concentração e Continuidades”. “Do livro, consta um levantamento que revela que, de cada 20 brasileiros, apenas um é dono de alguma propriedade geradora de renda: empresa, imóvel, propriedade rural ou até mesmo conhecimento – também considerado um bem pelos pesquisadores.” Na verdade, um pouco mais, senão seria 5%.

321 - Outra coisa. Seria melhor medir em porcentagem da PEA. Ou PEA + inativos… Ao que entendi não foi feito assim.

322 - A grande maioria tem entre 30 e 50 anos de idade, é de cor branca, concluiu o ensino superior, e não tem sócios.

323 - “Estamos fazendo reforma agrária desde os anos 50 e nossa distribuição fundiária é pior do que a de 50 anos atrás; nossa carga tributária onera os mais pobres; a única coisa que vai bem é a educação”, afirmou ele, citando dados que apontam que o percentual dos jovens que frequenta a universidade passou de 5,6%, em 1995, para cerca de 12%, em 2007.

 

Comentários