Dados e Fatos (Brasil) - Parte X
O Partido é Um Grande Negócio:
195 - As famosas legendas de aluguel. O presidente do PSC saiu com essa justificativa das mais terríveis que já vi: “Seu presidente nacional, Vitor Nósseis, não esconde que a estrutura financeira de um novo filiado é fundamental. "Como vou fazer as coisas sem recursos? Num relacionamento entre marido e mulher, se o dinheiro sai pela porta, a mulher sai pela janela", disse em entrevista ao Estado.”
196 - Outras legendas, como PRTB, PSL, PRB, buscam a mesma estratégia pelo País. O projeto de poder dessas siglas é único e financeiro: eleger o maior número de deputados para aumentar os recursos recebidos do fundo partidário, distribuído conforme a composição da Câmara.
197 - Um deputado declarou que vai para o PSC porque lá é mais fácil de compor no seu Estado. Fazer alianças. Ideologia zero.
198 - Um deputado do DEM pediu desfiliação pra fundar o PSR - Partido Socialista da República… Parece que não deu tempo de inscrever o partido porém. Nunca ouvi falar.
Ressurgimento do Trabalho Escravo no Capitalismo:
199 - Além das condições análogas, totalmente degradantes, geralmente se utilizam de outro expediente: “Um dos maiores problemas, nesses casos, é a presença de guardas armados para intimidar ou mesmo assassinar quem tenta sair, espancamento de trabalhadores que tentam fugir para servirem de exemplo a outros, ameaças psicológicas ou físicas, por meio, por exemplo, de torturas.” Falsas promessas de melhora também são frequentes.
200 - Fraude também se dá via “caderninho” ou “armazén”.
201 - Existem estimativas que apontam mais de 17 mil trabalhadores em situação de escravidão nos Estados Unidos.
202 - Se analisarmos o trabalho escravo no Brasil, veremos que o relatório de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego mostra que os empregadores envolvidos nesse tipo de exploração, na grande maioria das vezes, trabalha com tecnologia de ponta e fornece commodities para o mercado nacional e internacional, ou seja, fornecendo carne bovina, carvão para siderurgia, soja, algodão, milho, etanol.
203 - Assim como roubam terras (grilagem), muitos agricultores roubam mão-de-obra (escravidão).
204 - Em vez de buscar produtividade (mais valia relativa), empresas de ponta busvam vantagem competitiva com “trabalho escravo”, diz Sakamoto (o texto é, na verdade, uma entrevista com ele). Aí já não sei. Talvez façam as duas coisas.
205 - Erradicação do trabalho escravo: "O governo FHC tem o mérito de ter criado esse sistema, e o governo Lula tem o mérito de ter o alçado a uma qualidade muito superior."
206 - Reclama da falta de interesse do Congresso em fazer leis e do Judiciário em punir rapidamente.
207 - “O governo tem um instrumento que é a lista suja do trabalho escravo, um cadastro de empresas flagradas com trabalhadores em situação degradante que os bancos privados e públicos utilizam para fazer corte de crédito.”
(...)
Panfleto da Luta dos Trabalhadores Contra a Crise II - Atalho:
213 - “Irrelevante”.
Liberal Falando Até Umas Coisas Certas Sobre o Brasil e Concluindo Errado - Atalho:
214 - Da pasta dos “direitistas”. Traz um monte de obviedades, mas coloca o “liberalismo” como tudo de bom que existe. Exemplo é dizer que aqui não houve liberalismo porque o governo não distribuiu terras a colonos e nem garantiu um excelente sistema de ensino ao povo, como foi feito (tudo isso) no Canadá… É… Como se os liberais brasileiros fossem meramente burros…
215 - Tem vários fatos, mas muita coisa errada. Mais irrelevante que importante.
Ongs - Movimentos Sociais e Educação - Atalho:
216 - Texto de 2003. É um debate de Celi Taffarel no Fórum Mundial de Educação.
217 - No que diz respeito ao financiamento das ONGs relatórios do BIRD demonstram que nos anos 70 somente 1,5% dos empréstimos concedidos favoreciam as ONGs. Em 1996 já representavam 52% e no ano de 2001 dos empréstimos concedidos 70% destinaram-se a ONGs.
218 - Após constatar o crescimento do setor privado na educação brasileira, traz uma série de proposições que só podem ser analisadas mesmo por quem é da área e do tempo, motivo pelo qual eu pulei.
.
Comentários
Postar um comentário