José Graziano da Silva - O Que é Questão Agrária – 10º Ed. (Livro)
José Graziano da Silva - O Que é Questão Agrária – 10º Ed.
Introdução
1 – Diferencia questão agrícola (quando, o que e onde se produz) da agrária (como se produz – relações de produção).
2 – Fala do processo de industrialização do campo. Soluções artificiais para os problemas naturais de certas regiões. Para ilustrar essa transformação de tudo em fábrica, cita o exemplo das galinhas, que agora não podem mais perder tempo “sem botar ovos”. Incubadora artificial.
3 – Ainda sobre o exemplo das galinhas, critica a solução (que chama de eco-anarquista) de volta ao passado, pois o problema não é a tecnologia, mas a quem ela serve.
O desenvolvimento recente da agricultura brasileira
4 – Retoma as sesmarias. Plantation. Agricultura e comércio. Havia apenas alguns pequenos proprietários que praticavam agricultura de subsistência e vendiam o que sobrava em feiras locais. Às vezes esses pequenos agricultores eram incentivados a aumentar a produção para o consumo interno do “país” devido à alta no mercado mundial de alguns produtos exportados pelo latifúndios. Todo mundo passava a produzir só esse produto e faltava comida.
5 – Lei de Terras: evitar terras livres (sem propriedade privada) para homens livres (imigrantes que teriam que chegar).
O diagnóstico da estrutura agrária como obstáculo à industrialização
6 – Demonstra que, nos anos setenta (milagre econômico), houve crescimento das grandes propriedades rurais (engoliam as médias e pequenas). Cita inclusive, na segunda metade, a expansão da fronteira agrícola na Amazônia Legal. Este último fenômeno gerou médias propriedades, mas em número inferior às grandes (multinacionais até).
7 – Afirma que as evoluções (tecnológicas) no Centro-Sul não se fizeram sentir no Nordeste.
8 – Fala da especialização da agricultura. Indústria de insumos. Maquinário industrial em substituição aos animas da fazenda.
A questão agrária nos anos setenta
9 – Termina com previsões para o futuro que meio que se confirmaram.
Comentários
Postar um comentário