Filosofia - Textos Diversos XXXVII - J. Chasin - Método Dialético

 

J. Chasin - Método Dialético:

630 - Se a dialética trata da coisa em si e o positivismo recusa, evita tratar da coisa em si, nós estamos com dois troncos diametralmente distintos. Sujeito ilimitado que pode conhecer a totalidade do objeto.

631 - Assim como é o coletivo (classes sociais) que fazem a história, o sujeito do conhecimento também é coletivo.

632 - Crítica da intersubjetividade como árbitro do conhecimento (diz Chasin que foi Hegel criticando Kant): Se o verde me parece vermelho e se a todos o verde parece vermelho, o verde passa a ser objetivamente vermelho. Isto mostra que a intersubjetividade consolida o equívoco. Diz que, em Kant, a subjetividade organiza a objetividade. Porém, para Hegel… A objetividade é realmente uma subordinação da subjetividade. A objetividade implica na regência objetiva sobre a subjetiva. Como o conhecimento do método dialético subentende o objeto regendo a cognição, enfim o primado gnoseológico está no objeto não no sujeito, ainda que o sujeito não seja inativo. Objetividade organiza a consciência.

633 - A verdade é regida pelo objeto, não é regida pela consciência. Daí a necessidade de uma teoria do ser, da ontologia.

634 - Se um burguês se coloca sob perspectiva proletária, ele pode ter objetividade. A burguesia não vai aceitar validade de conhecimentos que podem afetar sua dominação.

635 - Não há socialismo sem ciência. A falsidade socialmente necessária é ideologia. O pensamento falso que é necessário para a sobrevivência de certo tipo de sociedade, para a sobrevivência de certo tipo de classe social, é o pensamento falso que precisa ser produzido e tornado dominante, é o pensamento ideológico. O conceito marxista envolve, portanto, falsa consciência.

636 - Lênin é que falava em ideologia do proletariado.

637 - Coloca que a ideologia faz com que Marx, o pensador mais avançado da humanidade, não seja o pensamento dominante. No sentido de sistema de idéias. O que é dominante hoje é o neopositivismo e o existencialismo.

(continua...)

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