Samuel Pessoa - Comentários ao Livro de Ciro Gomes VIII

 (continuação...)

 

51 - Comparação da proteção social China e Brasil. Chama de pequeno delírio Ciro falar em Estado de Bem-estar social chinês. Os números parecem dar razão a Samuel. Para efeito de comparação, em 2019, quando a China já tinha renda per capita 10% maior que a nossa, o gasto com educação, saúde, previdência a assistência era de 8,3% do PIB. As mesmas rubricas no Brasil totalizam 24%. Salvo aí se tiver algo que eu não saiba. Gastos sociais chineses que não estão nessa tabela.


 

52 - Mecanismo da China segundo Samuel: os baixíssimos níveis de gastos com seguridade e com toda a área social em geral, incluindo aposentadorias, saúde e educação, devem promover juros baixos. Estes, por sua vez, tornam o financiamento da infraestrutura e o subsídio às políticas de desenvolvimento industrial, ambos setores intensivos em capital, muito mais baratos. Adicionalmente, o baixo peso orçamentário da área social libera recursos públicos para o investimento em infraestrutura. (...) Desde 1992, em média, a taxa de poupança das famílias chinesas é de 20% do PIB. As famílias brasileiras poupam 5% do PIB.



53 - Comparação de Gastos sociais no período da redemocratização e do 1930-80:



54 - A elevação do salário mínimo real no governo FHC foi de 4,7% ao ano, ante 4,6% anuais nos 12 anos do petismo até 2014. (...) Segundo dados tabulados por Mansueto Almeida, o gasto social nos oito anos do governo FHC subiu 1,5 ponto percentual (pp) do PIB e, nos oitos anos do governo Lula, 1,9pp do PIB. A mesma tabela mostra que, no primeiro mandato de Dilma, subiu 1,6pp, ritmo anualizado ainda mais elevado que no governo Lula.

55 - No final de 2007, o total de empréstimos do Tesouro Nacional para todos os bancos públicos no Brasil era de apenas R$ 14,1 bilhões, ou 0,5% do PIB. No final de 2014, esse valor havia crescido para R$ 545,6 bilhões, equivalente a 9,4% do PIB, um crescimento de quase 9 pontos do PIB, tendo como fonte um forte aumento da dívida pública bruta.


...

Comentários