Anarquistas - Textos Diversos I
Anotações Sobre “ Os Anarquistas ”. Obs.: Estes textos da pasta NÃO estão organizados por ordem de data. Ordem alfabética. A Abstenção Eleitoral nas Democracias : 1 – É de JB por sinal. Inicia com a constatação de que a população sabe que as eleições são engodos. Costumam votar não em alguém, mas sim contra alguém ou partido. (Talvez ele esteja exagerando, mas há certa razão nesse raciocínio) 2 - A democracia representativa dos EUA tem mobilizado ⅓ (especialmente nas que são apenas para o Congresso) a ⅔ (especialmente nas eleições presidenciais em contexto de crise e polarização) dos eleitores desde a década de 60 ou 70. 3 - Na França, há a queda com o passar dos anos também, mas ainda é substancialmente menor (a abstenção) que nos EUA. De 60 a 80% do povo (votam). 4 - UE e o Parlamento Europeu: “ A participação média nos dez novos países foi de 27%, enquanto os quinze países membros de mais longa data registaram 50% de participação ”. 5 - Interess...