YT - Orientação Marxista - Textos Variados IV
Nando Moura e os mestres do capitalismo. Endividai-vos, disse Deus EP #52
1 - Constata que muitas empresas possuem caixa do mesmo tamanho ou maior que alguma dívida que possui. Ocorre que esse caixa não fica simplesmente parado, mas é investido em diversos setores, diversificando, diluindo os riscos. Dívidas e juros fazem parte desse mecanismo de relacionar várias empresas muito diferentes. Em alguns casos, o rendimento dos investimentos pode compensar os juros da dívida. Enfim, dívida não é necessariamente ruim.
MERITOCRACIA | Capitalismo NUNCA foi meritocrático EP #68
2 - Em qualquer sociedade, a pessoa que faz bem um trabalho tende a colher algum mérito disso. Basta ver o prestígio de sábios e pintores gregos. As pessoas iam até eles.
3 - Qual o mérito em ser acionista? As pessoas inovadoras e de maior mérito são simplesmente grandes assalariados. Numa reunião de acionista, o voto é proporcional ao capital investido. O mérito que importa é ter capital. O bilionário do século XX não foi Einstein. Pelo contrário até. Mendel, Walras... Todos exemplos. Tesla e etc.
4 - Alguns trabalhadores chegam a receber conselhos de não se esforçar muito porque os frutos do trabalho coletivo são privatizados.
5 - Volta e meia, inovadores podem ser até demitidos ou trocados por outros (concorrência no mercado de trabalho). Um engenheiro ou algo do tipo.
6 - Engraçado que algo que rola muito isso é a F1. Pilotos de menor talento e que trazem maior capital por trás podem ganhar as disputadíssimas vagas.
Doutrinação Marxista e Paulo Freire nas escolas. ISSO EXISTE? EP #79
7 - Os ideólogos do discurso anti-freirianos não fazem ideia do que é a educação brasileira. Não só não há "pedagogia freiriana" na escola pública, como não há qualquer pedagogia que seja. O pedagogo no Brasil é fiscal de professor apenas. Para gerir os dados burocráticos necessários, como frequência escolar e provas corrigidas no prazo, etc. As metas e enorme quantidade de trabalho por professor impede que esses tenham projetos pedagógicos bem elaborados.
8 - Faculdades de educação podem ensinar o que quiser que não tem como entrar na escola.
9 - Alfabetização de jovens e adultos foi a única coisa que teve influência de Freire e, por sinal, funciona.
10 - Gustavo afirma que o pós-estruturalismo domina nas universidades (cita História, por exemplo, e a Escola dos Anales). Não é o marxismo nem o catolicismo. Os conservadores vão chamar tudo de "marxista". Até ideias de 350 anos, antes de Marx, passam a aparecer como sintomas indiretos ou diretos de algum "marxismo". A ruptura da modernidade e ciência moderna com o período medieval (Igreja forte) não é sequer consenso hoje em dia. E essa contraposição sequer surgiu com o marxismo.
.11 - Economia tem base neoclássica e nada marxista, salvo raríssimas exceções. Sociologia? Positivismo bastante pragmático-operacional. Marxismo é gueto.
Empobrecimento dos trabalhadores em Marx segundo CARLOS GÓES EP #81
12 - Gustavo coloca que Marx não falava necessariamente em empobrecimento absoluto.
13 - Outro problema é que pessoas com acesso monetário a quase nada (menos de um dólar por dia), mas possuindo acesso a bens produzidos em pequena propriedade privada, pode ser mais rica que um trabalhador que ganha alguns dólares por dia. Muitos ricos "do passado" tinham menos que um dólar que o pobre atual que ganha isso, mas tem consumo menor, por não ter acesso à economia "não-monetaria". Assim, esse gráfico de "redução da extrema-pobreza" no capitalismo é completamente impreciso.
14 - A própria evolução da divisão social do trabalho pode gerar ganhos não apenas no capitalismo.
15 - A própria citação de Marx que Góes usa está meio que distorcida-falsificada. Marx emprega, na citação real, um "empobrecimento" de conteúdo muito mais preciso. Indivíduo cada vez mais controlado, como uma máquina, com necessidades pobres.
16 - Enfim, quase tudo errado no post do "Phd" liberal.
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