YT - Paulo Gala - Brasil uma Economia que não aprende!
Brasil uma Economia que não aprende!
1 - Paulo coloca que o Brasil produzia tanque, caminhão, cilindro de mergulho, elevadores etc. O conteúdo tecnológico estava começando a surgir, porém acabaram morrendo nos anos 80, na virada para os 90. Era indústria infante. Ainda não havia escala para concorrer com as multinacionais. Exemplos recentes também. Boeing ia comprar a Embraer. A empresa do troller foi comprada também. Afirma que uma amiga dele ficou milionária articulando transações de multinacionais comprando as brasileiras inovadoras. O empresário brasileiro aproveita a oportunidade, até pelas dificuldades tributárias, juros altos, infraestrutura ruim e etc.
2 - Indicação de leitura é o livro "Brasil, uma economia que não aprende". Discute modelos de crescimento (Solow, Romer, Stiglitz etc.); vantagens comparativas. List, Ricardo, Cepal etc.
3 - Cita ainda Alice Amsden, especialista em Ásia, "The Rise, The Rest" comparando Brasil, México, Argentina e a Ásia. Multinacionais X Estratégia de empresas nacionais.
http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788571399167,a-ascensao-do-resto
4 - Estuda Dani Rodrik, o qual diferencia as aberturas dos anos 90. A Ásia usando sobrevalorização e a América Latina com apreciação cambial, colocando, portanto, dupla pressão sobre a indústria local. Ademais, a abertura da Ásia teria sido bem mais gradualista.
5 - Coloca como acertos da era do PT a ajuda a Embraer e às turbinas eólicas da Wege. Nem tudo foi tragédia no PSI.
6 - Coloca que o mundo voltou a fazer política industrial e estamos novamente na contramão. A Alemanha está fazendo fundo para proteger empresas locais da aquisição chinesa e incentivar carro elétrico. EUA dando subsídios militares e à TESLA e proibindo compras da Huawei e tecnologia 5G.
.
Comentários
Postar um comentário