YT - Orientação Marxista - Textos Variados I

 

Rosa Luxemburgo: Conceitos históricos e forma de produção EP #33


1 - Trata de parte livro "Introdução à Economia Política" de Rosa. O que é o ser histórico?

2 - Que as coisas mudam nem Parmênides discordava. Nenhuma autor. Dizer que as coisas são históricas é muito mais que isso. É dizer que a relação é específica àquela forma histórica a que se analisa (capitalismo, por exemplo). Isso é tipo a diferença entre trabalho excedente e mais-valia. A pessoa só poder trabalhar após vender a sua força de trabalho é algo específico da dobradinha "mais-valia-capitalismo". É, assim, um conceito histórico. Extração de mais-valia mediante a mediação "dinheiro", que passa a ter mais função que mero meio de troca. Sugere o seu próprio livro "Marx e a História". Conceitos gerais (a-históricos) não fazem parte da tradição marxista, afirma.

3 - Afirma que Rosa era um tanto quanto muito refratária a revoluções nacionais. Era inclusive contrária à independência polonesa, mesmo sendo de lá.

4 - A Lei de Malthus é a-histórica. Pretende-se puramente matemática, sem levar em conta as particularidades históricas em que está imersa. Gustavo acusa também o conceito de trabalho reprodutivo de Federici de padecer do mesmo erro.

5 - "Modo de produção", em Marx, inclui ambas as esferas. Produção e circulação e conexão entre elas. Esfera da troca e etc. 

6 - Todas as categorias são históricas. Produtos de uma forma histórica específica. Não há uma teoria geral imutável em Marx do mundo.


O Trabalho Reprodutivo de Silvia Federici EP #31


7 - Gustavo coloca que o valor da força-de-trabalho não irá interferir no valor das mercadorias. O tempo de trabalho socialmente necessário tem a ver com o "aluguel" dessa força-de-trabalho. 

8 - Exploração há mesmo em trabalho escravo e feudal. Ocorre que Marx estuda a exploração capitalista. Há exploração no âmbito doméstico, mas não é desse tipo de "trabalho" que Marx trata. Para o capital, só é trabalho o consumo da força de trabalho, que é a que valoriza o capital e é específica da forma histórica capitalista. Silvia traz um conceito "a-histórico" (não marxista) de trabalho, como dispêndio de energia. 

9 - O "reprodutivo" dela também não é da forma de sociedade (o que, para ela, é ponto de vista do capitalista), mas do indivíduo. Também nisso é diferente de Marx. Reproduz trabalhadores.

10 - A opressão no âmbito doméstico tem a ver com o próprio salário insuficiente.

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