Rodrigo Zeidan - Fio do Twitter (II)
Fio sobre reserva cambial
1 - Basicamente lembra que venda forte de reserva pode trazer deflação pela valorização do real frente ao dólar, o que prejudica a dívida/fiscal e pode gerar armadilha de liquidez. Além de criar uma fragilidade passível de intensificar a volatilidade do câmbio.
2 - Lembra que, em tese, país com câmbio fixo nem precisa mexer nas reservas, bastando deixar a moeda desvalorizar para equilibrar as coisas se for o caso (e isso não comprometer metas de inflação).
Fio sobre "trabalho duro" (ficar rico)
3 - Esse fio é interessante por desmistificar a ideia de que trabalho duro é o que importa ou deixa rico. Trata-se de uma ideologia empresarial para gerar "mais-valor", digamos.
4 - Vestir a camisa da empresa, criar uma identidade baseada no emprego e colocar as prioridades da empresa acima das suas são somente formas de entregar renda extra para empresas que, na maioria das vezes, não devolvem a lealdade que cobram dos empregados. (3/n) (...) Vários estudos comprovam que trocar de empresa é a forma mais eficiente de subir na carreira e ganhar mais. Como as empresas fazem para manter os empregados ganhando menos do que poderiam? Criando a ideia de vestir a camisa e cobrando lealdade. (4/n) (...) No fundo, só se sobe na carreira arriscando. Estudos científicos já mostraram isso de diversas formas. São poucos os que têm uma carreira decente sendo promovidos internamente até diretores. A história do estagiário que virou presidente é uma em um milhão. Não vale! (outro fio)
5 - Vale lembrar que há custos de mobilidade e treinamento de novatos.
6 - Ademais, traz um gráfico sobre uma verdade que já conheço:
7 - Rendimento médio de cada profissão mundialmente (ao que entendi). Fazer o que se gosta? Só se você for muito bom nisso e aceitar os custos da sua decisão.:
http://www.doug-webber.com/expected_all.pdf
.
Comentários
Postar um comentário