Rodrigo Zeidan - Fio do Twitter (I)

 

Pq os juros são tão altos no Brasil?


1 - Os juros até caem com a Selic, mas sempre há um alto spread:

2 - Na tabela os dados de empréstimos se referem a empréstimos para médias empresas. Para consumidores, os juros são ainda mais absurdos.

3 - Não explica muito, mas o crédito como proporção do PIB é baixo:

4 - Elogia o Proer, mas diz que o BC tem sido conservador desde lá. Estariam priorizando segurança à competição. O Bacen não incentiva, como deveria, a entrada de novos concorrentes. Ao contrário, tem histórico de ser muito criterioso em quem pode ser classificado como banco. O Bacen não está necessariamente errado nesse comportamento, afinal, a crise financeira mundial de 2008 não afetou a solvência dos bancos nacionais, mas esse conservadorismo tem um custo.

5 - Coloca que banco só gosta de emprestar quando o risco é muitíssimo baixo, tipo crédito imobiliário para servidor público ou crédito rural. Sobra pouco para o crédito livre. Não haveria incentivo a emprestar muito também pelas dificuldades com a inadimplência: "E quando emprestam, se há inadimplência, é custoso e difícil executar garantias. O Brasil, numa comparação do Banco Mundial, é classificado como o pior país emergente na capacidade do sistema financeiro de recuperar crédito de inadimplentes (170º lugar entre 180 países)." 

6 - Oscilação forte no papel do crédito público:


7 - Em muitos países emergentes, como Tailândia, Chile, Malásia e Senegal, empresas conseguem empréstimos a menos de 5% ao ano. Mas não em Terra Papagalis. Tínhamos os juros mais altos do mundo na década de 90 e isso não mudou.

8 - Cita um artigo com as mesmas conclusões:  economics.mit.edu/files/18275 


Como funciona a China capitalista.


9 - Afirma que a grande parte do emprego urbano chinês vem de empresas privadas (normal, são as menos produtivas e em setores não-estratégicos):

10 - Mas a desigualdade na China é muito maior que em outras economias do Leste Asiático, mas não taxa de pobreza (a maior é no Japão!). Parte disso é natural no desenvolvimento do país (Kuznets Curve) mas há problemas estruturais. (Deve haver índices e-ou metodologias diferentes pra cada país, não faz sentido Japão ter mais pobres, economia mais rica e desigualdade menor)

11 - Grau de poupança:

12 - Ao que entendi, a China já está perdendo seu bônus demográfico, que, ao que parece, não sei como, foi altíssimo. Gente pra caramba no mercado de trabalho:

13 - Pra comparação, no Brasil a participação das mulheres é pouco mais de 50%, enquanto na China é de mais de 60%. Figura abaixo é Brasil. (8/n)









14 - Desde a década de 10, a maioria dos empregos já é no setor de serviços. E isso só cresce. O secundário cresce em ritmo mais lento e o primário cai desde 1990, quando era a grande maioria. Desde a década de 10 que se igualaram primário e secundário, sendo que estão em leve queda desde então para o setor de serviços.

15 - Comparação de ambiente de negócios e facilidades entre Brasil e China:


16 - A China tem controle de capitais, ao contrário do Brasil, admite. Ele montou o seguinte quadro comparativo (ao que me parece, tudo ok):


17 - Aposta que a China chegará a uns 60% da renda per capita americana em 2049. "Quando um migrante sai da área rural para a área urbana, sua produtividade TRIPLICA. O setor de serviços (tertiary) já é o que mais emprega, de longe. "



.

.

Comentários