Livro: Armen A. Alchian, William R. Allen - Universal Economics - Capítulos 6 e 7

                                                                                                                        

Livro: Armen A. Alchian, William R. Allen - Universal Economics



Pgs. 109-125


"CAPÍTULO 6: "A EXTENSÃO DA TROCA"


67 - Curvas de preferências diferentes - bem como suas diferenças de valores marginais pra cada sujeito - criam oportunidades de comércio até que os valores marginais sejam igualados. (...)  Cada um alcança uma situação de maior valor pessoal, mesmo que a quantidade total de bens não tenha aumentado. Uma possível barreira, porém, é o tamanho dos custos de negociação.




68 - O comércio desliza as pessoas ao longo de suas curvas de demanda em direção à equalização de seus valores pessoais marginais.


69 - “Custos de transação” é um nome para custos de compras entre potenciais comerciantes, descoberta de bens e qualidades sendo oferecidos, localização e sondagem de possíveis fornecedores alternativos, montagem, transporte e disponibilização dos bens no momento desejado, fornecimento de estoques para permitir inspeção e entrega rápida, manutenção de registros, publicidade, seguro, serviço de garantia, substituição de defeitos, negociação e registro dos termos de troca e execução dos acordos contratuais e de troca — para citar alguns aspectos da troca.


70 - Varejo versus Atacado: colocam que a diferença de preço costuma ser bem relevante. O "compre e venda por você mesmo", sem a especialização devida, seria bem mais caro. Algumas casas de desconto fornecem um spread menor pedindo ao consumidor para arcar com alguns desses custos por autoatendimento. O cliente recebe menos serviço de varejo, menos crédito, menos entrega e conveniência de localização. Para clientes cujo tempo é menos valioso, isso pode valer a pena. Para outros, não. Portanto, o grau de intermediação varia para atender a vários clientes.



71 - ...O spread reduzido (resultante da competição entre intermediários) entre os preços de compra e venda dos intermediários é uma consequência da competição de mercado de livre entrada, ou “mercados abertos”. “Mercados abertos” significa que o acesso aos mercados é aberto a todas as pessoas, sem barreiras arbitrárias e artificiais — não que não haja custos envolvidos no fornecimento de serviços de facilitação de troca. (...) Intermediários ou fornecedores existentes podem ser capazes de se proteger fechando o acesso dos recém-chegados aos mercados. Várias possibilidades estão disponíveis, algumas rudimentares, algumas refinadas, mas todas em uso. Vai de ameaças de violência à regulamentação governamental. A competição por legislação ou regulamentação favorável é frequentemente chamada de “busca de renda política”.


72 - ... As restrições politicamente impostas à competição potencial são equivalentes a mudar a fatia do bolo total (renda nacional) que vai para os concorrentes, enquanto reduz o tamanho do bolo total.


73 - Colocam que mercado sempre existe. É impossível conceber uma sociedade sem trocas ou trocas, ou qualquer sociedade sem mercados — sejam eles para favores pessoais, ideias, direitos de propriedade privada, favores políticos, obrigações familiares e assim por diante.


74 - Sobre ser "livre" pra escolher, posicionam-se: Nem o crítico nem o defensor do direito de fazer escolhas são necessariamente os mais humanitários.


75 - As dificuldades de comprar e vender: Existe uma variedade surpreendente de métodos não contratuais para aumentar a garantia do desempenho prometido — como preços fixos pré-anunciados publicamente, reputações, boa vontade, pressões sociais, ostracismo e a força da "ética".


76 - Enxergam isto tudo aqui como negações a "mercados abertos": a. Um advogado deve obter permissão dos advogados atuais antes de poder exercer essa profissão. (...) b. Os médicos devem passar por um exame estadual antes de serem autorizados a vender serviços médicos. (...) c. A venda é proibida aos domingos. (...) d. As leis sobre alimentos e medicamentos puros restringem a venda de alimentos e medicamentos "impuros". (...) e. O consumo, a fabricação ou a venda de bebidas alcoólicas são restritos. (...) f. Os corretores e negociadores de valores mobiliários devem ser certificados pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA antes de poderem atuar como intermediários na compra e venda de ações e títulos — ou seja, antes de darem conselhos ou executarem transações.


77 - Colocam que a política eleitoral é um incentivo ao monopólio: Uma vez no cargo, crie privilégios de monopólio favorecidos proibindo a entrada de concorrentes para aqueles que o apoiam. Como aprenderemos mais tarde, os consumidores perdem mais do que os monopólios ganham. Mas a capacidade dos monopolistas de pagar os políticos excede a dos consumidores, que têm mais dificuldade em organizar o pagamento porque há muitos consumidores, cada um com apenas uma pequena quantia envolvida.


78 - Criticam que os EUA mantenham protecionismo em alguns campos (citam o aumento do preço interno do açúcar, por exemplo) enquanto exaltam o livre mercado.


79 - Odeiam o termo "produção de excedentes" para explicar crescimento do comércio: ...o valor de quantidades adicionais de azeite de oliva para os gregos e de prata para os espanhóis declinou conforme a produção aumentava. (na prática, dá no mesmo...) Os gregos se tornaram cada vez mais dispostos a negociar azeite de oliva por uma quantidade de prata, enquanto os espanhóis se tornaram cada vez mais dispostos a negociar prata por uma quantidade de azeite de oliva. Tornou-se econômico pagar por barcos e tripulações para transportar o azeite de oliva e a prata, enquanto ainda deixava os produtores de azeitonas gregos e os mineradores de prata espanhóis em melhor situação do que se o comércio não tivesse se desenvolvido.


80 - Preço monetário versus preço cheio: O preço monetário é o preço de equilíbrio pago pelo comprador e recebido pelo vendedor quando não há custos para fazer a transação. Mas dificilmente pode haver uma transação sem custos, e esses custos são refletidos em um preço de demanda total maior que o preço monetário e um preço de oferta menor que o preço monetário — e há uma redução do volume de negociação. Frequentemente, os intermediários podem organizar e executar a troca a um custo menor do que o incorrido quando comprador e vendedor negociam diretamente um com o outro — e que resulta em negociação maior do que o volume seria em uma transação do tipo faça você mesmo.




Pgs. 126-137


"CAPÍTULO 7: "FIQUE DE OLHO NAS MARGENS"


81 - Algum aparelho de segurança tem custo médio menor na prevenção de mortes, logo deve ser mais adotado? Não necessariamente. A média não indica quais serão os efeitos adicionais ou custos adicionais. Ela resume apenas os efeitos passados — os acumulados — e não os próximos efeitos.


82 - A curva das médias comumente terá trajetória diferente da curva dos custos marginais.



83 - ...Quando o “marginal” é negativo, o total diminui. (...) Se o marginal for menor que o anterior média, a nova média é reduzida.



84 - Uma exemplificação que achei engenhosa. "Máquinas" de "gerar dinheiro" e melhor uso alternado entre elas (simbolizando mudanças de alocação de recursos a depender da disponibilidade total de insumos). Você tem dez tokens pra alocar nas "máquinas":




85 - ...Veja como as médias podem enganar. O retorno médio com um quarto token na máquina A seria de $ 17, e a média com um token na máquina B é de $ 15. No entanto, colocamos esse quarto token em B, porque as marginais, não as médias, são pertinentes.


86 - ...Se pensarmos nos insumos como perfeitamente divisíveis e contínuos (como taxas de horas de trabalho, em vez de fichas), os retornos marginais dos insumos adicionados seria medido por linhas contínuas


87 - Passei desatento por essa questão abaixo (será que não existe uma exceção em algum intervalo de quantidade pequeno?):



.


Comentários