YT - Debate: "Como os países ricos ficaram ricos... e por que os países pobres continuam pobres"

 

Debate: "Como os países ricos ficaram ricos... e por que os países pobres continuam pobres"


1 -Livro de Erik S. Reinert. O primeiro expositor lembra que o Marquês de Pombal tinha uma proposta de alguma industrialização para o Brasil. Entretanto, com o famoso terremoto de Lisboa, teve que retornar antes que qualquer coisa relevante fosse feita. 

2 - Reclama-se que o Agro é dinâmico, mas trabalha importando tecnologia - máquinas e ferramentas de multinacionais. O expositor coloca que bens transacionáveis sofrem pressão da concorrência, assim, os ganhos são menos restritos ao produtor e mais compartilhados com o consumidor, via preço. 

3 - Diz que os alemães colocaram o dinheiro do Plano Marshall no banco KFW, para reconstrução. Até hoje gera reinvestimentos. Outros países gastaram o dinheiro em vez de fortalecer os bancos públicos.

4 - Na época das Navegações, o conhecimento sobre mapas era tão importante que Portugal proibia exportação de "capital humano". Ingleses mandavam expedições para raptar esses "sábios" e davam vantagens lá. O livro de Reinert traz casos. Esses portugueses eram punidos se tentassem imigrar. A Escola de Sagres era o "MIT da época". Relação conhecimento-riqueza. 

5 - Colocam que, fora da Europa, nos últimos duzentos anos, apenas Japão, Taiwan, Singapura (cinco milhões de habitantes), Coréia, Israel (oito milhões de habitantes e ajuda, inclusive financeira alta dos EUA), Austrália (recursos naturais abundantes para uma população duas vezes menor que a da Argentina) e Nova Zelândia (alta exportação per capita, só cinco milhões de habitantes) puderam se desenvolver. Nenhuma com livre-mercado (Taiwan não?). Um professor coloca que a Guerra fria ajudou Japão, Coréia e Taiwan. Não desenvolve, porém.

6 - Parênteses próprio: ilustrativo do potencial de recursos naturais bem maior da Austrália - e seus meros 25 milhões de habitantes - em relação ao Brasil:

https://databank.worldbank.org/source/wealth-accounts












Próximo link: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/minerio-de-ferro-brasil-e-um-dos-principais-produtores-mundiais.htm#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20o%20segundo,%2C%20com%2010%2C4%25



Este dado abaixo não achei a fonte:


Este aqui eu achei a fonte e parece que o dado acima está meio correto mesmo...

https://www.monografias.ufop.br/bitstream/35400000/810/1/MONOGRAFIA_MercadoInternacionalMin%C3%A9rio.pdf


Ademais, souberam evitar a desindustrialização precoce (de outro texto: "Destes dez países que estão na mesma situação que o Brasil, apenas 3 - Argentina, Filipinas e Rússia - começaram a ver sua indústria perder espaço em suas estruturas produtivas quando ainda apresentavam um nível baixo de renda per capita (inferior a US$ 20 mil em PPC). (...) entre 1970 e 2017"), Foi industrializada sim e até hoje mantém alta produção industrial per capita (quase 5 mil dólares contra 1,2 mil dólares da nossa). O mesmo, em menor escala, para a Nova Zelândia. Desindustrialização foi tardia e preservando um PPC industrial de 3,6k. A participação industrial cai pelo crescimento dos serviços e afins. Continua crescendo o consumo e produção de bens manufaturados, porém a preços menores e menos gente empregada lá (pelo constante ganho de produtividade), o que faz a indústria diminuir (tem a ver com a doença de Baumol) na aparência (às vezes não só na aparência, como em outro texto que fichei há uns meses). A indústria forte continua demandando serviços empresariais e sofisticados - TI, jurídicos, marketing, contabilidade, design, economistas etc.
















Composição do emprego na Áustralia:

http://lmip.gov.au/default.aspx?LMIP/EmploymentData_EmploymentbyIndustry


Lembrando que "a Austrália de 23 mil dólares de per capita em 1970 tinha 16% (ou 24% a preço constante) de indústria no PIB". Além de tudo, fez reforma agrária radical, o que impediu com uma elite anti-industrialização atrasasse todo o progresso. Como a economia não é altamente complexa, porém, a desigualdade é acima da média dos países ricos (ao menos era em 90 quando vi. Checar se mudou).

Por fim, lembrar que a Austrália também é rica em outros recursos que somos pobres, como carvão mineral. Exporta muito inclusive. Sua agricultura também é bem forte, mas isso até que somos. 

7 - No fim do "debate", várias coisas com que não concordo

8 - Um ponto verdadeiro é que alguns desses países que "ultrapassaram" o subdesenvolvimento eram regimes ditatoriais - Coréia do Sul e Cingapura, por exemplo. Instituições estáveis? Coréia foi mais bagunça que estabilidade nas últimas décadas.

.

( Quase todos os gráficos foram encontrados em paulogala.com.br - na verdade busquei dados do tipo no google e a maioria foi bater lá )

.

Comentários